close

Ibovespa apresenta tendência neutra no médio prazo após alta de 1,36% na véspera

Indicador deve mostrar aceleração para 4,66% em 12 meses, o que deve consolidar a expectativa de corte de 0,5pp na Selic no Copom da semana que vem

IPCA de agosto é destaque da agenda desta terça-feira | Foto: Getty Images

IPCA de agosto é destaque da agenda desta terça-feira. Ontem o Ibovespa apresentou alta de +1,36% no último pregão, cotado a 116.883,34 pontos. O ativo está em tendência neutra no médio prazo e no curto. Na alta, o ativo possui primeira resistência em 120.000 pontos e, caso rompa esse patamar, poderá alcançar sua próxima resistência em 122.700 pontos. Do lado da baixa, o primeiro suporte se encontra na região de 114.300. O próximo fica na faixa de 110.850 pontos.

O Dólar Futuro apresentou queda de -1,19% no último pregão, cotado a 4.946,50 pontos. O ativo se encontra em uma tendência neutra no médio e no curto prazo. Do lado da baixa, o primeiro suporte fica na região de 4.830 pontos. Se perder esse patamar, poderá alcançar o suporte seguinte em 4.750. Já do lado da alta, a primeira resistência do contrato fica na região de 5.020 e a segunda em 5.195.

Exterior:

Bolsas na Europa e futuros nos EUA apresentam performance levemente negativa com destaque para a queda de ações do setor de tecnologia após frustração das vendas em nuvem da Oracle. Índice ZEW na Alemanha mostra melhora das expectativas, mas com desempenho ruim no curto prazo.

Doméstico: IPCA é destaque da agenda

IPCA de agosto é destaque da agenda. O indicador deve mostrar aceleração para +4,66% a/a com o fim dos descontos de impostos sobre eletricidade e pelo ajuste no preço dos combustíveis, o que deve consolidar as expectativas de manutenção do ritmo de corte de 0,5pp na taxa Selic para a reunião do Copom que ocorre na próxima semana.

Commodities:

Petróleo apresenta alta em meio a restrições de oferta (USD91,4/b; +0,8%)
Minério de ferro apresenta alta (USD121,0/t; +0,4%)

Empresas:

Petrobras: Cia e Shell estão entre as empresas que manifestaram interesse em expandir a sua participação em projetos de gás natural na costa caribenha da Colômbia, disse o CEO da Ecopetrol, Ricardo Roa, em entrevista
Azul: Tráfego de passageiros consolidado da Azul (RPK) aumentou +13,5% em agosto em relação ao mesmo mês do ano passado / Capacidade (ASK) cresceu 13,1% e a taxa de ocupação ficou em 81,6%
Americanas: Recuperação da Americanas deve ser votada no fim do ano: Globo
Via: Com discurso de transformação, Via atrai investidores estrangeiros em oferta de ações: Estado / Via agendou assembleia em segunda convocação para esta terça-feira com o objetivo de discutir o aumento do capital para até 3 bilhões de ações ordinárias e a mudança da denominação social para “Grupo Casas Bahia”
Oncoclínicas: Cia e Unimed Recife firmam acordo estratégico R$ 280 mi

Agenda do Dia:

09:00 – Brasil – IPCA/Agosto

Fechamento dia anterior

Ibovespa: 116.883 (+1,36%)
S&P: 4.487 (+0,67%)
Dólar Futuro: R$4,94 (-1,19%)

Atualizações Safra:

Alimentos e Bebidas – Secex: Segunda semana de setembro – Volumes dispararam, mas preços continuam pressionados

Aumento significativo de volume com preços ainda sob pressão. A Secretaria de Comércio Exterior do Brasil (Secex) divulgou dados preliminares da segunda semana de setembro. Os volumes diários médios de todas as proteínas melhoraram significativamente na comparação semanal, embora os preços médios também tenham permanecido sob pressão para todas as três proteínas. Vale ressaltar que os volumes de exportação também foram bastante fortes na primeira semana de agosto (embora não tanto quanto neste mês) e desaceleraram nas semanas seguintes. É importante observar a aceleração dos volumes, uma vez que Setembro é normalmente um dos melhores meses para as exportações de proteínas (especialmente para a carne bovina). O único aspecto negativo, na nossa opinião, é que os preços ainda estão sob pressão, apesar de um aparente aumento na procura.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra