Urbanista Jaime Lerner morre aos 84
Urbanista reconhecido internacionalmente pela revolução urbana de Curitiba nos anos 70 estava hospitalizado há dois dias
27/05/2021O arquiteto e urbanista Jaime Lerner morreu nesta quinta-feira, 27, aos 84 anos. Ex-governador do Paraná e prefeito da capital paranaense, Lerner estava internado desde quarta-feira no Hospital Evangélico Mackenzie.
Em março passado, o arquiteto que revolucionou o urbanismo nos anos 1970 quando foi prefeito de Curitiba foi diagnosticado com Covid-19 e apresentou sintomas leves da doença. Ele já havia tomado as duas doses da vacina.
Formado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Lerner foi responsável pela criação do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), em 1965, e participou da estruturação do Plano Diretor de Curitiba.
Jaime Lerner revolucionou urbanismo em Curitiba
Em 1971, foi nomeado prefeito de Curitiba pela primeira vez, quado implantou o Sistema Integrado de Transporte Coletivo, reconhecido internacionalmente por sua eficiência, qualidade e baixo custo. Nas duas gestões seguintes, de 1979 a 1983 e de 1989 a 1992, Lerner intensificou seu programa de avanços sociais e projetou a capital paranaense para o mundo como um dos símbolos de qualidade de vida.
Em 1994, ele foi eleito governador do Paraná e se reelegeu em 1998. Assim, promoveu uma das maiores transformações econômicas e sociais da história, o que garantiu ao estado o prêmio Criança e Paz da Unicef, para os programas “Da Rua para a Escola”, “Protegendo a Vida” e “Universidade do Professor”. Lerner também foi presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA), entre 2002 e 2005.
Em 2010, citado pela revista Time como um dos 25 pensadores mais influentes do mundo. Em 2011, recebeu o prêmio Leadership in Transport Award, agraciado pelo International Transport Forum at the OECD.
Em 2018, foi eleito o segundo maior urbanista do mundo pela revista norte-americana de planejamento urbano Planetizen. Entre outros trabalhos, o ex-prefeito de Curitiba foi responsável pela transformação da Rua XV de Novembro em calçadão para pedestres, em 1972, e pela criação do sistema de canaletas exclusivas para o transporte coletivo da capital.