close

Lojas Renner sofre ataque de ransomware e fica sem sistema

Um ataque cibernético do tipo ransomware, que bloqueia arquivos digitais em sistemas de terceiros, afetou a Lojas Renner na tarde de quinta-feira

lojas renner

Segundo a Renner, nenhuma loja física teve atividades interrompidas | Foto: Getty Images

A Lojas Renner informou que sofreu um ataque cibernético em seu sistema, o que provocou indisponibilidade em parte de seus sistemas e operação e prontamente acionou seus protocolos de controle e segurança para bloquear o ataque e minimizar eventuais impactos. O caso está sendo investigado como ataque do tipo ransomware.

“Neste momento, a companhia atua de forma diligente e com foco para mitigar os efeitos causados, com a maior parte das operações já restabelecidas e tendo sido verificado que os principais bancos de dados permanecem preservados”, aponta a companhia em comunicado ao mercado.

Segundo a Renner, nenhuma loja física teve atividades interrompidas.

A companhia ressalta que faz uso de tecnologias e padrões rígidos de segurança, e continuará aprimorando sua infraestrutura para incorporar cada vez mais protocolos de proteção de dados e sistemas.

Sistema da Renner foi infectado por um ransomware

O sistema foi infectado por um ransomware e imagens divulgadas em redes sociais indicam que a empresa teria sendo extorquida pelo valor de US$ 1 bilhão (R$ 5,4 bilhões), segundo o portal TecMundo especializado em tecnologia.

O portal diz que as máquinas virtuais das bases de dados de Porto Alegre e da TIVIT em SP foram encriptadas. Além disso, mais de 1,3 mil servidores teriam sido criptografados.

O ransomware age como um sequestrador do mundo virtual. Ele criptografa os arquivos de sistemas e exige um pagamento em criptomoedas para liberação dos arquivos. Casos semelhantes afetaram recentemente a Colonial Pipeline e a JBS.

Nota oficial da Lojas Renner

“A LOJAS RENNER S.A., em observância ao disposto na Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) n.o 358, de 30 de janeiro de 2002, conforme alterada, vem informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, sofreu um ataque cibernético criminoso em seu ambiente de tecnologia da informação, que resultou em indisponibilidade em parte de seus sistemas e operação e prontamente acionou seus protocolos de controle e segurança para bloquear o ataque e minimizar eventuais impactos. Neste momento, a Companhia atua de forma diligente e com foco para mitigar os efeitos causados, com a maior parte das operações já restabelecidas e tendo sido verificado que os principais bancos de dados permanecem preservados. Cabe ressaltar que em nenhum momento as lojas físicas tiveram suas atividades interrompidas. A Companhia ressalta ainda que faz uso de tecnologias e padrões rígidos de segurança, e continuará aprimorando sua infraestrutura para incorporar cada vez mais protocolos de proteção de dados e sistemas. A Companhia manterá o mercado informado de qualquer informação relevante relacionada a este evento, e informará as autoridades competentes nos próximos dias”.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra