Lei que tributa fundos exclusivos e offshores é sancionada com veto
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona, com veto, lei que prevê a taxação das offshores e dos fundos exclusivos
13/12/2023O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com veto, lei que prevê a taxação das offshores e dos fundos exclusivos.
Segundo justificativa para o veto publicado hoje no Diário Oficial da União (DOU), foi retirado do texto o parágrafo 7º do artigo 21 do projeto aprovado pelos parlamentares por recomendação do Ministério da Fazenda que entendeu que a iniciativa não só criava uma barreira à entrada de novos participantes nos mercados regulamentados de valores mobiliários, como contrariava os parâmetros que foram objeto de regulamentação da Comissão de Valores Mobiliários.
Saiba mais
- Safra Top 10 Ações: carteira recomendada para investir em dezembro
- Carteira Dividendos: B3 entra nas recomendações para dezembro
- Carteira Top 10 BDRs troca Pepsico por AstraZeneca
“De modo que a sua manutenção provoca danos à livre concorrência e prejudica o desenvolvimento do mercado de capitais”, explica justificativa do veto.
Lei que tributa fundos exclusivos e offshores tem trecho vetado
Além disso, no entendimento do governo, o trecho vetado restringia excessivamente a definição de bolsas de valores e de mercados de balcão organizado para efeito dos investimentos mínimos dos Fundos de Investimento em Ações (FIA).
“Pela proposição, foram contemplados, apenas, os sistemas centralizados multilaterais de negociação; medida que exclui, em contraste, os sistemas centralizados bilaterais de negociação”, informa a justificativa para o veto.