Mercedes-Benz vai eletrificar todos os modelos de veículos até 2025
Empresa anuncia investimento equivalente a R$ 280 bilhões até 2030 em oito fábricas de baterias para veículos elétricos
23/07/2021A Mercedes-Benz Daimler vai investir mais de 40 bilhões de euros (cerca de R$ 280 bilhões) até 2030 na construção de oito fábricas de baterias para acelerar a produção de veículos elétricos. A partir de 2025, todos os novos Mercedes serão elétricos.
A empresa que inventou o carro disse que busca parceiros para as novas fábricas de baterias enquanto aumenta a produção de veículos elétricos.
“Nós realmente queremos se líderes até o final da década”, disse o chefe executivo Ola Källenius. Os gastos com a tecnologia tradicional de motores a combustão devem estar “perto de zero” até 2025, segundo a informação do portal da Reuters.
As ações da Daimler subiram até 2,5% após a notícia, que vem pouco mais de uma semana depois que a União Europeia propôs uma proibição efetiva da venda de novos carros a gasolina e diesel a partir de 2035 como parte de um amplo pacote de medidas para combater o aquecimento global.
Mercedes-Benz reduz investimentos em motores a combustão
Antes do anúncio da UE, as montadoras haviam anunciado uma série de grandes investimentos em modelos elétricos. No início deste mês, a Stellantis (STLA.MI) disse que investiria mais de 30 bilhões de euros até 2025 para eletrificar sua linha.
A Mercedes-Benz vai reduzir em 80% os investimentos em motores a combustão e tecnologias híbridas plug-in entre 2019 e 2026, o que terá significa eliminar empregos.
“Uma transformação da nossa força de trabalho envolverá decisões difíceis”, disse a membro do conselho de administração da Mercedes-Benz e chefe de recursos humanos Sabine Kohleisen.
Empresa vai construir fábrica de reciclagem de baterias
A Daimler disse que, a partir de 2025, espera que os carros elétricos elétricos e híbridos comporão 50% das vendas – com a expectativa de que os carros totalmente elétricos respondam pela maior parte do total. A previsão anterior de que isso aconteceria até 2030.
A Daimler está adquirindo a empresa britânica YASA Limited para ajudar a desenvolver motores elétricos de alto desempenho.
Como parte de estratégia de eletrificação, a empresa vai construir uma fábrica de reciclagem de baterias em Kuppenheim, na Alemanha, que começa a operar em 2023.