close

Moody’s reafirma rating Ba2 do Brasil e mantém perspectiva estável

Agência de classificação de risco diz que mudanças estruturais fiscal e monetária devem mitigar impacto de altas de juros na dinâmica da dívida

Aérea do Congresso Nacional do Brasil, País que está com rating de Ba2 da agência Moody's

Conforme a lógica de classificação da Moody’s, o Brasil está dois níveis abaixo do chamado grau de investimento | Foto: Getty Images

A agência de classificação de risco Moody’s reafirmou nesta terça-feira, 12, o rating do Brasil Ba2, e manteve a perspectiva estável para o País.

Em comunicado, a agência diz que mudanças estruturais fiscal e monetária apoiam economia e consolidação em termos fiscais nos próximos anos, o que mitiga impacto de altas de juros na dinâmica da dívida.

“A perspectiva estável reflete as expectativas da Moody’s de que as recentes reformas nas estruturas de política fiscal e monetária são de natureza estrutural e serão amplamente preservadas contra o risco de derrapagem e crescimento fraco impactando a consolidação fiscal”, afirma a agência.

Conforme a lógica de classificação da Moody’s, o Brasil está dois níveis abaixo do chamado grau de investimento.

“Classificações como Ba são consideradas como tendo elementos especulativos e estão sujeitas a risco de crédito substancial”, define formalmente a agência.

Tabela ilustrativa sobre as classificações de risco da Moody's, em que o Brasil está no Ba2 | Fonte: Moody's
Tabela ilustrativa sobre as classificações de risco da Moody’s | Fonte: Moody’s

(Com AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra