Morre Donald Rumsfeld, comandante da invasão americana no Iraque
Ex-secretário de Defesa americano no governo de George W. Bush liderava tropas americanas contra o ditador Saddam Hussein
30/06/2021Morreu nesta quarta-feira, 30, aos 88 anos o ex-secretário de Defesa americano Donald Rumsfeld, um dos protagonistas da invasão que levou à Segunda Guerra do Iraque, no governo de George W. Bush (2001-2009), .na chamada “guerra ao terror”
Em comunicado nas redes sociais do ex-secretário de Defesa a família afirma que ele faleceu em casa, aos 88 anos, na cidade de Taos, no Novo México. Ele foi vítima de um mieloma múltiplo e deixa esposa, três filhos e sete netos.
Depois de ter servido como chefe do Pentágono nos anos 70 no governo de Gerald Ford (1974-1976), Rumsfeld voltou ao comando do Departamento de Defesa em 2001.
À época fazia parte da ala “neocon” do Partido Republicano, junto do então vice-presidente Dick Cheney e de Paul Wolfwitz.
Atentado de 11 de setembro foi na gestão Rumsfeld
Coube a Rumsfeld supervisionar a invasão do Afeganistão no final daquele ano e a do Iraque, em 2004, sob forte crítica internacional. À época, Rumsfeld alegava que o ditador Saddam Hussein detinha armas de destruição em massa, o que nunca foi provado.
Durante a ocupação, o Pentágono foi alvo de acusações de abusos de direitos humanos na prisão de Abu Ghraib. Rumsfeld na época também foi alvo de críticas pela lentidão na resposta à insurgência sunita. Ele acabaria sendo substituído no segundo mandato de Bush por Robert Gates. (AE)