Maior encontro de motociclistas do mundo desafia variante delta
Motociclistas voltam a se aglomerar em Sturgis, nos Estados Unidos, no evento anual onde acampam, bebem e se divertem sem levar em conta a pandemia
06/08/2021Quando a maioria dos grandes eventos já tinham sido proibidos nos Estados Unidos no verão passado, por causa da pandemia, quase meio milhão de motociclistas participaram do Rally Sturgis de Motocicletas, nas Colinas de Dakota do Sul.
Muitos casos de contágio foram associados ao evento na cidade conhecida por um dos maiores eventos de motocicletas do mundo. Mas foi impossível fazer uma contagem porque motoqueiros voltaram para seus estados de origem, dificultando o rastreamento de contatos. Agora eles começam a chegar para mais uma semana de acampamento, shows e festas.
Um estudo da Universidade de San Diego, publicado pelo Institute for Labor Economics, calculou que cerca de 260 mil pessoas foram contaminadas pelo vírus por causa do encontro em agosto do ano passado, durante a 80ª edição anual do encontro de Sturgis. Este ano o evento promete ser maior.
Rali de Sturgis deve reunir mais de 500 mil motociclistas
Durante uma semana, os participantes acampam, vão a festas e shows, a maioria sem máscaras. O rali deste ano começou nesta sexta-feira, 6, e deve atrair uma multidão ainda maior. E a variante delta deve estar na garupa de muitos dos participantes, para desespero das autoridades de saúde.
A transmissão é mais difícil ao ar livre, as vacinas reduzem muito o risco de doenças graves, mas Dakota do Sul tem o menor número de novos casos de vírus per capita nos Estados Unidos.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças consideram a variante delta tão contagiosa quanto a varicela — e muito mais transmissível do que a gripe fria ou sazonal. Mas, as pessoas estão viajando de todo o país – vários estados do Sul estão em seus piores surtos até agora – para uma região com uma taxa de vacinação relativamente baixa.
Encontro adota providências paliativas
Organizadores da Sturgis enfatizaram que o encontro oferece testes de coronavírus, máscaras gratuitas e estações de desinfetante para as mãos. Em um esforço para limitar multidões dentro de bares, os participantes poderão, pela primeira vez, levar bebidas alcoólicas para fora dos estabelecimentos sem medo de serem multados.
Outros grandes eventos ao ar livre retornaram neste verão, em parte devido à disponibilidade de vacinas. Os participantes do recente festival de música Lollapalooza, que lotou o centro de Chicago, tiveram que fornecer um comprovante de vacinação ou mostrar um teste de coronavírus negativo feito nas últimoas 72 horas antes dos shows.
O encontro de motocicletas Sturgis não terá um processo de triagem semelhante. As vacinas serão disponibilizadas no evento, incluindo o imunizante de uma dose Johnson & Johnson, mas leva tempo para que elas fortaleçam o sistema imunológico.