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Multilaser tem perspectiva de resultados melhores após trimestre fraco

Fabricante de bens de consumo e líder em acessórios de informática, a Multilaser (MLAS3) tem rating de compra e preço-alvo de R$ 14

Multilaser

A empresa tem perspectivas melhores com os resultados no varejo no segundo semestre | Foto: Divulgação

A Multilaser (MLAS3) apresentou números fracos para os resultados do segundo trimestre de 2022. Após volumes de vendas decepcionantes no último trimestre, a Multilaser apresentou alguma recuperação nas vendas, mas ainda abaixo das expectativas do Banco Safra.

No segundo trimestre, a receita líquida atingiu R$ 1,173 bilhão, +20% T/T (mas apenas +1,2% A/A, devido a uma base de comparação difícil). Embora esperemos uma recuperação mais evidente no próximo semestre, a evolução das vendas no segundo trimestre foi boa, mas abaixo das expectativas otimistas do Safra.

Os principais destaques foram os dispositivos móveis, +50% A/A e Escritório & TI, +8% A/A. Kids & Sports, embora ainda menos relevante para o mix geral, contribuiu positivamente para o trimestre, aumentando 15% A/A (agora representando 8% da receita líquida, vs. 5% um ano antes).

Assim como ocorreu no primeiro trimestre, a Companhia ainda sofria com a menor demanda do Grande Varejo. A Multilaser apresentou deterioração da margem bruta e da margem EBITDA em relação aos trimestres anteriores.

A margem bruta da Multilaser ficou abaixo do previsto pelo Safra (1,0pp), em 33,9%, alta de 3,3 p.p. na comparação anual.

Tal evolução deveu-se principalmente à melhor contribuição do mix (refletindo as boas vendas de dispositivos móveis, a mais representativa em termos de margem bruta).

No entanto, com uma queda no resultado, o EBITDA atingiu R$ 143 milhões, queda de -23% A/A, mas +12% T/T, com margem de 12,2% (-4 p.p. A/A, -1 p.p. T/T e 1,7p.p abaixo da estimativa do Safra).

Tal nível está relacionado principalmente à maior pressão do lado das despesas operacionais. As despesas com vendas aumentaram +18% A/A (impactadas negativamente pelas despesas de distribuição e pós-venda), compensando o menor G&A (despesas gerais e administrativas) no período (-12% A/A) e a linha de outras receitas (+155% A/A), que detalhamos abaixo.

Na visão do Safra, os resultados da Multilaser foram fracos, considerando a deterioração das margens, alguns eventos pontuais (relacionados à autuação fiscal) e um resultado financeiro fraco, atingido pela variação cambial.

No entanto, as expectativas daqui para frente são muito melhores, segundo o Safra. No próximo semestre o banco espera uma recuperação mais evidente das vendas (no mix de receitas do grande varejista).

Além disso, os fundamentos sólidos da empresa e seu valuation atrativo, considerando o fraco desempenho recente das ações (-37% no ano), corroboram para uma visão mais construtiva para a Multilaser, que tem recomendação de compra e preço-alvo de R$ 14 por ação.

Vale a pena investir em MLAS3?

  • Portfólio amplo e diversificado traz resiliência às vendas;
  • Posição de liderança em várias categorias com marcas próprias;
  • Ainda há espaço para expandir família de produtos;
  • Oportunidades crescentes no segmento de educação;
  • Escala e plataforma de produção robusta;
  • Estratégia comercial que potencializa atuação no ponto de venda;
  • Oportunidades por meio de parcerias com marcas globais reconhecidas;
  • Característica anticíclica defensiva, graças a preços mais baixos;
  • M&A é uma opção que pode agilizar o acesso a novos segmentos; e
  • Equipe de gestão experiente.

Quais são os principais riscos de MLAS3?

  • Eventual mudança no regime tributário que altere a dinâmica do negócio negativamente;
  • Volatilidade do câmbio pode impactar o preço dos produtos (maioria dos componentes é importada);
  • Concorrência de grandes participantes internacionais;
  • Mudanças em tendências de consumo precisam ser previstas;
  • Interrupção na cadeia de suprimentos.

Sobre a Multilaser (MLAS3)

A Multilaser (MLAS3) é uma das maiores fabricantes de equipamentos eletrônicos do Brasil com um amplo portfólio de produtos. Foi fundada em 1987 por Isreal Ostrowiecki, inicialmente vendendo cartuchos de impressora. Em 2004, Alexandre Ostrowiecki, filho do fundador, assumiu o controle da empresa e a reinventou com o lançamento da linha de periféricos. Alexandre é o atual CEO e o principal acionista da empresa, com 39,5% das ações.

Atualmente, o portfólio da Multilaser (MLAS3) conta com mais de 5 mil itens, em diferentes áreas como tablets, smartphones, notebooks, pen drives, chips de memória, acessórios de informática, eletroportáteis, casa conectada, utensílios domésticos, acessórios e equipamentos esportivos, instrumentos de saúde, acessórios e produtos automotivos, áudio e vídeo, segurança eletrônica, brinquedos, papelaria, pets e puericultura.

Para apoiar a operação, a Multilaser (MLAS3) possui uma plataforma robusta de produção e distribuição, com 3 plantas de produção e 2 centros de distribuição. Além disso, possuem uma estratégia comercial forte, com mais de 1,2 mil vendedores e 44 mil pontos de venda. A Multilaser também está presente em 44 marketplaces e possui sete sites de comércio eletrônico de suas marcas. O IPO da Multilaser (MLAS3) ocorreu em 2021, arrecadando R$ 1,9 bilhão.

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