close

No aniversário de SP, museus paulistas terão entrada franca

No aniversário de 468 anos da cidade de São Paulo, diversos museus oferecem entrada grátis, é só mostrar o comprovante de vacinação

Rita Lee

Museu da Imagem e do Som exibe exposição sobre a vida de Rita Lee, organizada pelo seu filho, João Lee | Foto: Divulgação

No aniversário de 468 anos da cidade de São Paulo, comemorado nesta terça-feira, 25, os museus estaduais não cobrarão ingressos. A única exigência para entrada será a comprovação da vacinação contra a covid-19, que pode ser digital ou com o atestado impresso.

Como parte das comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o Museu Afro Brasil apresenta a mostra “Arqueologia Amorosa de São Paulo”, que retrata a cidade da segunda metade do século 19 até a primeira metade do século 20.

A instituição também exibe a exposição “Padre Jesuíno do Monte Carmelo aos Olhos de Mário de Andrade”, com leitura do autor modernista.

Quem visitar o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, no centro da cidade, vai conhecer a mostra temporária “Sonhei em Português”. A exposição desenvolve em textos e imagens registros da movimentação populacional na capital paulista e é composta por depoimentos de migrantes na cidade de São Paulo, brasileiros e estrangeiros.

No Museu do Futebol, no Estádio Pacaembu, a novidade é a exposição temporária “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”. Na área em frente ao museu, o público pode participar das atividades do programa “Férias no Museu”, voltado para cianças e seus pais ou responsáveis.

Casa das Rosas terá evento especial no dia do aniversário

A exposição que homenageia Rita Lee estará no Museu da Imagem e do Som (MIS). A mostra, com curadoria da cantora e do seu filho, João Lee, traz um panorama da carreira e da vida de Rita, como os figurinos originais usados em shows e capas de discos.

“Convido você a dar uma espiada nas lembranças que minha mãe guardou dos seus 50 anos trabalhando com música por este mundo afora, quando subia no palco e dividia com o público suas peripécias, cantando e dançando. Tempos inesquecíveis, maravilhosos e divertidos”, escreve João Lee, no texto de apresentação.

A Casa das Rosas, na Avenida Paulista, está aberta para visitação a obra “Renascimento”, formada por 365 manequins suspensos, que homenageia vítimas da pandemia de covid e profissionais de saúde da linha de frente. A instalação é assinada pelo artista plástico Siron Franco. O espaço cultural também vai receber o projeto “Canta a poesia”, com apresentações apenas no dia do aniversário da cidade

Também terão programação gratuita nesta terça-feira, 25 o Museu da Casa Brasileira, o Museu da Imigração, o Museu Catavento, o Paço das Artes, a Casa Guilherme de Almeida, a Casa Mário de Andrade e o Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra