close

Reguladores do mercado definem novas regras de sustentabilidade

Padronização de regras para relatórios de sustentabilidade das empresas busca dar mais clareza aos investidores sobre impactos dos negócios na área ESG

Regras de sustentabilidade

Novas regras estabelecem normas comuns de divulgação de informação na prestação de contas aos investidores da Bolsa de Valores | Foto: Getty Images

A International Organization of Securities Commissions (IOSCO), organização internacional de reguladores de valores mobiliários, recomenda as novas regras publicadas pelo Conselho Internacional de Padrões de Sustentabilidade (International Sustainability Standards Board – ISSB). As orientações buscam unificar e padronizar os relatórios financeiros e de sustentabilidade das empresas a partir de 2025.

“A Iosco fez uma análise completa dos padrões finais propostos pelo ISSB e decidiu endossar esses padrões como adequados para o propósito dos mercados de capitais”, disse o presidente da Iosco, Jean-Paul Servais. As novas regras estabelecem normas comuns de divulgação de informação na prestação de contas aos investidores da Bolsa de Valores, reduzindo a variedade dos relatórios e fornecendo informações comparáveis e confiáveis sobre oportunidades e riscos ESG relevantes ao investidor.

Saiba mais

O ISSB é o órgão que criou o padrão contábil mais adotado pelas empresas de capital aberto do mundo. A recomendação da IOSCO – Organização Internacional das Comissões de Valores, em português – é relevante, pois a entidade e seus 35 membros do conselho supervisionam um total de mais de 95% da capitalização do mercado global. A organização conta com representantes de mais de 130 jurisdições, incluindo a Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities e a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), entidade reguladora no Brasil.

O que muda com as novas regras para relatórios de sustentabilidade?

Os investidores passam a receber informações que facilitem a avaliação de oportunidades e riscos em seus investimentos indo além dos balanços financeiros, contemplando também temas ligados ao ESG, como de sustentabilidade, meio ambiente e impacto ao clima.

Entre os pontos que devem ser abordados pelas empresas, destacam-se:

  • Como funciona sua governança das questões ambientais e sociais
  • Quais os processos de identificação e gestão de risco
  • Quais estratégias para mitigar os riscos e identificar oportunidades
  • Quais métricas são utilizadas e relacionadas à sustentabilidade e mudanças climáticas
    Adesão no Brasil e no mundo

Apesar da recomendação, cada país e jurisdição decide se vai adotar os padrões ISSB e quando isso será implantado. Até agora, cerca de 20 países declararam seu interesse ou compromisso em aplicar e usar os padrões ISSB, incluindo Austrália, Canadá, Japão, Hong Kong, Malásia, Nova Zelândia, Nigéria, Cingapura e Reino Unido.

A Securities and Exchange Comission (SEC) está completando seu próprio conjunto de requisitos para empresas listadas nos EUA, que devem entrar no segundo semestre deste ano e exigir menos divulgação do que as recomendações do ISSB endossadas pela IOSCO.

Na União Europeia (UE), novos padrões exigem mais informações de empresas sediadas na UE e de algumas empresas internacionais com operações locais. Funcionários do Japão, China, Grã-Bretanha, UE e EUA têm trabalhado com o ISSB para tornar os padrões o mais interoperáveis possível, mas diferenças são esperadas.

Safra e o compromisso com ESG

O Grupo J. Safra tem o compromisso com as melhores práticas de ESG – Governança ambiental, social e corporativa e com o desenvolvimento sustentável. A instituição integra o Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade empresarial do mundo, desde 2021. O banco suíço J.Safra Sarasin, parte do Grupo J. Safra e pioneiro em investimentos sustentáveis, atua para fomentar a agenda da sustentabilidade, entre elas o Fórum Europeu de Investimento Sustentável e os Princípios para o Investimento Responsável (PRI), ambos patrocinados pela ONU.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra