Incubadora da UFRJ cria diagnóstico rápido de covid
Software desenvolvido no Rio de Janeiro compara tomografias com inteligência artificial e confirma diagnóstico em até 30 minutos
16/02/2021Um novo sistema de comparação de imagens digitalizadas de pulmões poderá contribuir para o diagnóstico da covid-19 em menos de 30 minutos.
A ferramenta on-line está sendo desenvolvida por pesquisadores brasileiros na incubadora de empresas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A plataforma digital poderá estar disponível para os hospitais no mês de junho deste ano.
A ferramenta em desenvolvimento na Petrec, da Incubadora de Empresas do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), é baseada em comparação de imagens de tomografias pulmonares.
Diagnóstico, evolução e tratamento
O programa tem capacidade de confirmar a doença, detectar o estágio e a evolução do quadro do paciente.
De acordo com a Petrec, a ferramenta poderá dar apoio a unidades hospitalares sem profissionais especializados em tomografia.
A plataforma tem um software que processa algoritmos e filtra as imagens, por meio de um sistema de inteligência artificial, e ajuda a identificar a doença com rapidez e precisão.
A equipe da Petrec conta com um médico radiologista e está montando o banco de dados com imagens já disponíveis e classificadas pelo tipo de patologia.
Cruzamento de informações
Segundo a empresa, o banco contará com mais de 600 imagens segmentadas. Cada tomografias tem, em média, 300 imagens fatiadas do pulmão. Com isso, o banco de dados pode cruzar 180 mil informações para identificar o estágio da doença no paciente.
A estimativa é que o processo de avaliação seja realizado em menos de 30 minutos, a partir da inserção das imagens da tomografia do paciente no sistema.
A pesquisa começou em outubro passado, após a Petrec ter sido selecionada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em primeiro lugar no edital Soluções inovadoras para o combate à covid-19.
O projeto foi contemplado com o valor de R$ 1.249.500,00. O edital faz parte da seleção pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos de subvenção econômica à inovação, concedidos por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (com Agência Brasil)