close

Nvidia atrai atenção com game GTA 6, apesar de restrições na China

Empresa americana tem entrega gráfica no novo GTA da Rockstar e está em impasse que envolve o governo dos EUA; confira como investir no papel da empresa com proteção

Lançamento do trailer oficial do GTA 6 foi um dos principais assuntos em buscas no final de 2023 | Foto: Reprodução/YouTube Rockstar

Lançamento do trailer oficial do GTA 6 foi um dos principais assuntos em buscas no Google neste final de 2023 | Foto: Reprodução/YouTube Rockstar

Se há uma empresa capaz de figurar na crise de fomento à inteligência artificial entre duas potências, EUA e China, e ao mesmo tempo ser lembrada pela febre do momento do universo gamer, esta empresa é a Nvidia. As tecnologias da companhia fornecem capacidade gráfica ao jogo eletrônico GTA 6, anunciado para 2025. Em paralelo, a distribuição de chips de Inteligência Artificial (IA) ao mercado chinês voltou à pauta da Secretaria de Comércio dos Estados Unidos.

A companhia, antes mais focada em tecnologias para videogames, oferece atualmente soluções diversificadas, indo desde semicondutores até a Inteligência Artificial, sua grande aposta atualmente. Essa diversificação a coloca em evidência e teve efeitos nas ações da empresa em 2023. Seus papéis renderam três vezes mais do que o de outras Big Techs mais conhecidas, como a Microsoft.

Trailer do GTA 6 ferveu o universo gamer

Quando o GTA 5 foi lançado, em 2013, e se tornou um rápido sucesso, a Rockstar Games, produtora do jogo, passou a escutar perguntas sobre quando o GTA 6 seria lançado. O desenvolvimento começou no ano seguinte, em 2014, e desde então houve muita especulação, vazamentos do desenvolvimento do game e até a confirmação da novidade de uma protagonista feminina.

Rockstar Games lançou em 05/12 o trailer para anunciar oficialmente o aguardado jogo para 2025  | Reprodução/YouTube Rockstar Games

Contudo, nenhuma repercussão se aproximou do lançamento do trailer oficial do jogo, colocado ontem no canal de YouTube da Rockstar, confirmando o game para 2025. As mais de 100 milhões de visualizações tornam o vídeo de pouco mais de um minuto e meio o mais assistido do momento na plataforma. No Google Trends, que mapeia tendências de buscas, ‘GTA 6’ ficou entre as principais buscas no Brasil e foi o segundo termo mais buscado nos EUA na terça-feira.

Pioneira e referência até hoje no mercado de games, a Nvidia será a fornecedora de placa de vídeo GeForce para o GTA 6 – repetindo a parceria com o GTA 5. A diferença entre o lançamento de 2013 e o de 2025 está no nível de qualidade gráfica trazido pelo fotorrealismo do Ray Tracing proporcionado pela Big Tech.

No trailer, algumas soluções conhecidas despertam olhares curiosos, entre elas o software Wave Works do motor RAGE, já utilizado pela companhia para uma simulação física realista de água em jogos como Subnautica e Sea of ​​Thieves.

Primeiras imagens oficiais do GTA 6 impressionaram pela riqueza de detalhes em seus gráficos | Reprodução/YouTube Rockstar Games

E expectativa e agora confirmação do lançamento do jogo também influenciam as ações da Take-Two Interactive, proprietária da Rockstar Games. As ações negociadas na Nasdaq Inc. se valorizaram mais de 50% desde o começo do ano.

Relação com mercado chinês virou questão de segurança nacional

Na mesma semana da confirmação de lançamento do GTA 6, a Nvidia foi citada pela secretária do Comércio dos EUA, Gina Raimondo. Durante o Reagan National Defense Forum, ela ressaltou o foco em impedir o uso da tecnologia de Inteligência Artificial para fins militares na China, por meio de restrições de chips e semicondutores para o mercado chinês.

“Não podemos permitir que a China obtenha esses chips. Proteger a nossa segurança nacional importa mais do que lucros em curto-prazo”, declarou a secretária.

Saiba mais

O “cabo de guerra” entre Nvidia, governo americano e o mercado chinês vêm desde 2022. Mais recentemente, em outubro desde ano, os EUA impuseram restrições para exportações das unidades de processamento gráfico GPUs NVIDIA A800 e H800 para a China. A restrição foi estendida também para a AMD, concorrente da Nvidia neste segmento.

Não foi a primeira vez que Gina Raimondo, Secretária de Comércio dos EUA, falou sobre restrições à Nvidia | Reprodução/Reprodução/Facebook

A empresa chegou a preparar produtos direcionados especificamente para o mercado chinês e Raimondo informou que haveria novas restrições imediatas caso fossem lançadas. A big tech segue trabalhando atualmente em chips otimizados para IA.

Um representante da Nvidia declarou ontem ao portal da FOX Business que a empresa está engajada com o governo dos EUA para seguir as regulamentações e oferecer sua tecnologia mundialmente de forma compatível.

Como investir na NVIDIA?

Para acessar os papéis da Nvidia negociados na Nasdaq Inc, o Banco Safra desenhou o COE Inteligência Artificial NVDA US. A estratégia aproveita o potencial de valorização da ação NVDA US e, paralelamente, assegura o capital investido em caso de volatilidade do mercado.

Para novas emissões, a estratégia tem rentabilidade máxima de 99,98% e há condições que asseguram capital garantido, com 100% do valor investido inicialmente. O produto utiliza strike de 115% e considera o prazo de exercício de 12 meses.

No último mês, a cotação do NVDA US oscilou entre US$ 450 e US$ 500 por ação. Nos últimos cinco dias, com a empresa em evidência, houve queda de pouco mais de 2%. O índice S&P 500, um dos mais representativos dos EUA, está com crescimento próximo de 10% em 2023 até o momento e teve um mês de novembro de ótimos índices. Esses valores são sustentados pelas big techs, que, se excluídas do levantamento, tornam o crescimento do índice próximo de zero.

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra