OMS declara a varíola dos macacos como emergência global
Com mais de 16 mil casos e cinco mortes, a doença passou a ser monitorada pela OMS; no Brasil, 607 casos já foram identificados
23/07/2022A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou neste sábado que a varíola dos macacos é uma emergência sanitária global. Segundo a OMS, agora os governos devem aumentar o monitoramento para conter a expansão da doença.
Para a agência, será necessária uma ação coletiva para lidar com a nova crise sanitária.
Há um mês, o Comitê de Emergência da OMS se reuniu para avaliar se a varíola dos macacos poderia ser enquadrada em emergência sanitária global, mas, com apenas 3 mil casos, não houve um consenso.
Mesmo assim, a cúpula da OMS decidiu anunciar a declaração de emergência, sob o argumento de que os riscos são reais e que uma ação precisava ser tomada. Hoje, a doença está em 75 países.
Com mais de 16 mil casos e cinco mortes, a doença passou a ser monitorada pela OMS. No Brasil, o Ministério da Saúde informa que 607 casos foram identificados.
O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, afirmou que está “profundamente preocupado com a disseminação da varíola macaco”.
“Temos um surto que se espalhou pelo mundo rapidamente, através de novos modos de transmissão, sobre os quais entendemos muito pouco, e que atende aos critérios do Regulamento Sanitário Internacional”, disse Tedros. “Por todas estas razões, decidi que o surto global de varíola macaco representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional”, afirmou.