close

Vacina é a palavra mais usada no mundo em 2021

Depois que o dicionário Oxford elegeu 'vax' como palavra do ano, o Merriam-Webster confirmou que 'vacina' foi a palavra mais buscada em 2021

vacina

As buscas pela palavra vacina no dicionário Merriam-Webster cresceram1.048% em 2021 | Foto: Getty Images

A editora Merriam-Webster, que edita dicionários há 110 anos nos Estados Unidos, escolheu a palavra do ano em 2021: vacina. Enquanto outras empresas de dicionário escolhem palavras do ano por comitê, a Merriam-Webster baseia sua seleção em dados de pesquisa, prestando muita atenção aos picos e, mais recentemente, aumentos ano a ano nas pesquisas.

“Esta é uma palavra extremamente em alta nas buscas dos leitores todos os dias em 2021”, disse Peter Sokolowski, editor geral da Merriam-Webster à Associated Press.

“A palavra vacina realmente representa duas histórias diferentes. Uma delas é a história da ciência, com a velocidade notável com que as vacinas foram desenvolvidas. Mas há também os debates sobre política. É uma palavra que carrega essas duas histórias enormes”, disse ele.

O Oxford English Dictionary, do Reino Unido, já havia escolhido a abreviatura “Vax”, de vacinas, como palavra do ano de 2021. No ano passado, o Merriam-Webster escolheu “pandemia” como tops em pesquisas no ano passado em seu site online.

“A pandemia era a arma disparando e agora temos os efeitos posteriores”, disse Sokolowski.

Na versão online do dicionário Merriam-Webster, as pesquisas para “vacina” aumentaram 601% em relação a 2020, quando a primeira vacina dos EUA foi administrada em Nova York em dezembro, após rápido desenvolvimento, e meses de especulação e discussão sobre eficácia. A primeira dose de vacina contra a covid foi aplicada no início daquele mês no Reino Unido.

Buscas pela palavra vacina aumentaram mais de 1.000% em 2021

Em comparação com 2019, quando houve pouca urgência ou conversas sobre vacinas, a Merriam-Webster registrou um aumento de 1.048% nas buscas este ano.

Debates sobre distribuição injusta, validade de vacinas e doses de reforço mantiveram os juros altos, disse Sokolowski. Assim como a hesitação das pessoas em tomarem vacinas ea polêmica sobre passaportes de vacinas.

A palavra vacina não nasceu em um dia, ou devido a uma única pandemia. O primeiro uso conhecido remonta a 1882, mas as referências aparecem anteriormente relacionadas ao fluido de pústulas de varíolas de vacas usadas em inoculações, disse Sokolowski.

O termo foi emprestado do latim “vaccina”, que remonta ao “ccinus” feminino do latim, que significa “de vaca”. O latim para vaca é “vacca”, uma palavra que pode ser semelhante ao sânscrito “vasa”, de acordo com Merriam-Webster.

A inoculação, por outro lado, data de 1714, em um sentido referindo-se ao ato de injetar um “inóculo”.

No início deste ano, a Merriam-Webster adicionou à sua página na internet o termo “vacina” para cobrir toda a explicação sobre vacinas de RNA mensageiro (mRNA), como as de covid-19 desenvolvidos pela Pfizer-BioNTech e Pela Moderna.

Outras palavras muito buscadas no dicionário em 2021

O dicionário Merriam-Webster elege a palavra do ano desde 2008. Outras palavras estão no topo das palavras mais usadas em 2021:

  • Insurreição: O interesse foi impulsionado pelo cerco mortal de 6 de janeiro no Capitólio dos EUA. As prisões continuam, assim como as audiências no Congresso sobre o ataque de apoiadores do presidente Donald Trump. Alguns dos aliados de Trump resistiram a intimações, incluindo Steve Bannon. As buscas pela palavra aumentaram 61.000% em relação a 2020, disse Sokolowksi.
  • Infraestrutura: O presidente Joe Biden foi capaz de entregar o que Trump frequentemente falava, mas nunca conseguiu: um projeto de lei bipartidário de infraestrutura assinado em lei. Quando Biden propôs ajuda com acesso à banda larga, cuidados com idosos e pré-escola, a conversa mudou não apenas de estradas e pontes, mas de “infraestrutura figurativa”, disse Sokolowski. “Muitas pessoas perguntaram, o que é infraestrutura se não é feita de aço ou concreto? Infraestrutura, em latim, significa abaixo da estrutura”, disse.
  • Perseverança: É o nome do rover da NASA enviado a Marte. Desembarcou em 18 de fevereiro de 2021. “Perseverança é o rover mais sofisticado que a NASA já enviou ao Planeta Vermelho, com um nome que incorpora a paixão da NASA e a capacidade de nossa nação de assumir e superar desafios”, disse a agência espacial. O nome foi escolhido por Alexander Mather, um aluno de 14 anos da 7ª série da Escola Secundária Lake Braddock em Burke, Virgínia. Ele participou de um concurso de redação organizado pela NASA. Ele foi um dos 28.000 estudantes do K-12 a submeter as inscrições.
  • Nomaland: a palavra teve seu momento com o lançamento em 2020 do filme “Nomadland”. Ganhou três Oscars em abril de 2021, incluindo melhor filme, diretor (Chloé Zhao) e atriz (Frances McDormand). Zhao se tornou a primeira mulher de cor a ganhar o prêmio de melhor diretora. O roteirista de cinema da AP Jake Coyle chamou o sucesso indie de “uma meditação falada sobre solidão, luto e coragem. Ele escreveu que “atingiu um acorde em um ano devastado por pandemias. Ele fez para um improvável campeão do Oscar: um filme sobre pessoas que gravitam para as margens tomou o centro do palco.”

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra