Onde investir em tempos de desaceleração econômica
Após acomodação no ritmo de crescimento do PIB, Banco Safra vê tendência persistir em outubro e apresenta opções para quem quer investir
19/10/2021Os dados divulgados na última semana confirmaram a estimativa do Banco Safra de acomodação no ritmo da economia brasileira já em agosto, um comportamento que deve se repetir em setembro.
O IBC-Br, índice do Banco Central que é considerado uma aproximação do PIB em base mensal, apontou um desempenho da atividade abaixo do esperado, aumentando a probabilidade de termos um crescimento do PIB menor do que as atuais projeções do Safra.
A atividade econômica brasileira interrompeu a sequência de dois meses de crescimento e apresentou queda de 0,15% em agosto.
A análise do Safra considera um ponto importante em relação a agosto foi a surpresa positiva do setor de serviços, que subiu 0,5%, compensando parcialmente as contrações na indústria e no comércio.
Saiba Mais
- Conheça os ativos exclusivos da Safra Corretora
- Canal de análises do Safra no Telegram
- Opção para investir em temas de impacto: COE Energia Limpa
Os serviços prestados às famílias, que são mais sensíveis ao distanciamento social, tiveram um resultado mais fraco do que o esperado, apesar do avanço da imunização contra a Covid no país, destaca o Safra.
Na avaliação do Safra, isso já é indicativo da acomodação no consumo das famílias daqui para frente, uma consequência principalmente da perda de poder de compra causada pelo aumento dos preços.
A inflação aos consumidores acumulada em doze meses já passa dos 10%, o que pesa sobre o orçamento da população.
Onde investir em tempos de desaceleração econômica
Segundo o Safra, o atual cenário de maior incerteza econômica tende a reduzir o apetite a risco dos investidores, o que, no mundo dos investimentos, se traduz em maior procura por ativos de renda fixa.
A Carteira de Crédito Privado é uma pção para quem deseja buscar maior rentabilidade na categoria de renda fixa, segundo o Safra, que sugere também a aplicação em fundos com investimentos em crédito privado. Neste caso, há diversas opções com essa característica, entre elas a família Safra Capital Market.
Segundo o Safra, trata-se de uma estratégia balanceada, que mantém parte do patrimônio aplicado em caixa, ou seja, em títulos públicos de alta liquidez e baixa volatilidade, e outra parte em ativos de crédito privado, sejam eles papéis emitidos por instituições financeiras ou debêntures de empresas, com o objetivo de trazer uma rentabilidade adicional no médio e longo prazo.
Com isso, a estratégia vem atravessando com sucesso o atual período de oscilação nos mercados, acumulando um retorno equivalente a mais de 130% do CDI neste ano de 2021, segundo o Banco Safra.