close

Nelson Rosamilha

Business agility: estratégia

Mercado e fatores de competição, dinâmicas de inovação e jornadas tecnológicas estão entre os direcionadores ágeis das organizações

trabalho e saúde

A estrategia de business agility é um fator fundamental no sucesso dos negócios | Foto: Getty Images

No artigo anterior apresentei uma visão geral do modelo de Business Agility de acordo com a figura abaixo. A formulação da estratégia de Business Agility é uma primeira dimensão crucial da construção de agilidade. A definição de estratégia permite que a organização realize um curso de ação baseado em uma compreensão clara da atuação do “porquê” (lógica) e do “o que” fazer.

Na formulação da estratégia é importante considerar os direcionadores ágeis da organização, que são: mercado e fatores de competição da indústria em que sua empresa atua; dinâmicas de inovação e jornadas tecnológicas; rede e cadeia de valor; normas e tendências sociopolíticas; aspectos organizacionais internos; e fatores de mudança. Estes elementos devem ser considerados ao direcionar sua estratégia de Business Agility.

Ainda sobre estratégia, na definição dos objetivos ágeis é preciso formular uma resposta estratégica para cada um deles, refletindo sobre como estes elementos irão ajudar nesta formulação. Os objetivos ágeis são: prioridades da empresa e objetivos de negócio; requisitos e nível de agilidade necessários; cenário alvo que se pretende alcançar; fatores críticos de sucesso para cada um destes objetivos ágeis; e estratégia de ação para alcançá-los.

Porém, a organização também precisa planejar suas capacidades ágeis e suas lacunas. Uma vez identificadas, é necessário então planejar e agir sobre cada lacuna. Capacidades podem ser: cultura; desempenho da liderança; ativos; recursos; entre outros. Neste momento é indicado o uso da rede interna da empresa, o que pode trazer bons valores na busca por estas capacidades.

No próximo texto será tratada a implementação da Business Agility.

Abra sua conta


Nelson Rosamilha é coordenador dos MBAs em Gerenciamento de Projetos e Metodologias Ágeis e Logística e Supply Chain da Trevisan Escola de Negócios. É formado em processamento de dados pelo Mackenzie com MBAs na Califórnia, Pensilvânia e Tel-Aviv com ênfase em Administração, Telecomunicações e Gerenciamento de Projetos, mestre em Administração de Empresas pela PUC-SP.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra