A Disney apresentou números financeiros recordes, depois de ter sofrido com as restrições com a pandemia. A companhia é sem dúvida um grande case nesse mundo digital, que obrigou empresas a acelerarem processos e isso culminou com crescimento recorde.
As receitas com parques e vendas de produtos em suas lojas declinaram muito por conta das restrições da covid-19. Por outro lado, foi acelerado a implantação do serviço DTC (direct to consumer), o Disney+, com enorme êxito.
Em julho de 2022 a Disney contava com 152 milhões de assinantes no serviço Disney+, frente aos 116 milhões de 2021. Com o Hulu a empresa tem 198 milhões de assinantes atualmente em serviços de streaming.
O faturamento da companhia deve passar dos US$ 84 bilhões pela primeira vez na história em 2022.
Até 2019, um período de bonança. 2020 e 2021, crise e oportunidade
O negócio da Disney até a pandemia ia muito bem, com receitas em crescimento e projetos digitais encaminhados.
As receitas de 2019 foram de US$ 69,6 bilhões e caíram para US$ 65,3 bilhões no ano seguinte. Depois, subiram para US$ 67,4 bilhões em 2021, com a inflação no período, bem abaixo dos valores pré pandemia.
O negócio de parques temáticos faturou US$ 26 bilhões em 2019. Somente o consumo de produtos dentro dos parques gerava US$ 4,5 bilhões.
Em 2020, as receitas dos parques caíram para US$ 17 bilhões e, em 2021, para US$ 16,5 bilhões.
Ao mesmo tempo que os negócios com parques e vendas de produtos estavam em crise, o serviço DTC da companhia explodiu globalmente.
As receitas de serviços DTC eram de US$ 1,4 bilhão em 2018 e passaram dos US$ 4,6 bilhões em 2019. Na pandemia e com todas as acelerações realizadas, o volume do segmento atingiu US$ 12,1 bilhões em 2021, frente aos US$ 7,6 bilhões de 2020.
2022 impactos digitais no mundo pós pandemia
As receitas com parques em 9 meses de 2022 atingiram um recorde de US$ 21,3 bilhões, frente aos US$ 11,1 bilhões do mesmo período de 2021, crescimento de 92%.
As receitas com DTC atingiram US$ 14,6 bilhões nesse acumulado de 9 meses, superior a todo o ano de 2021.
E o DTC deve superar os US$ 19 bilhões nos 12 meses de 2022. Valor que não passava de US$ 1,4 bilhão há 4 anos.
Toda a crise vivida forçou decisões que trouxeram resultados financeiros muito impactantes.
Uma lição atual de sucesso corporativo, de abrangência global.