close

Ovo de 70 milhões de anos prova que aves são parentes de dinossauros

Para cientistas, ovo fossilizado comprova que aves existentesna atualidade evoluíram a partir dos dinossauros

ovo de dinossauro

Reconstituição artística de embrião da espécie dentro do ovo, baseada no fóssil |Foto: iScience

Um grupo de cientistas chineses, canadenses e britânicos publicou artigo na revista Science sobre um ovo de dinossauro fossilizado, encontrado na província chinesa de Jiangxi, que contém um embrião de 27 centímetros. Segundo os cientistas, o fóssil é mais uma prova de que as aves da atualidade são derivadas de dinossauros terópodes.

O ovo fossilizado de dinossauro, com uma forma alongada e 17 centímetros de comprimento, tem cerca de 70 milhões de anos e contém um dos fósseis de embriões de dinossauro mais bem preservados da história, informou a emissora estatal chinesa CCTV.

O embrião pertence ao período Triássico dos terópodes e está amontoado dentro do ovo numa postura com a cabeça entre as pernas, que até agora só foi encontrada em dinossauros aviários, de acordo com o estudo.

Ovo fossilizado de dinossauro foi encontrado em 2020 na China | Foto: Divulgação

“Essa postura é muito semelhante à das aves atuais quando os seus ovos estão prestes a eclodir. Pensamos que os dinossauros teriam eclodido de forma semelhante às aves da nossa época”, disse um dos cientistas, Fion Ma Wai-sum, ao jornal de Hong Kong South China Morning Post.

Dinossauros da espécie dos oviropodossauros tinham penas, mãs não voavam

O fóssil foi encontrado em Ganzhou, província de Jiangxi, no sul da China e foi adquirido por pesquisadores no ano de 2000.

Ao estudar o embrião, os estudiosos descobriram que o dinossauro assumia uma postura distinta de se dobrar antes da eclosão, que era considerada exclusiva dos pássaros.

Oviropodossauros, a espécie de dinossauro Theropat com ossos nus e três pernas, eram muito próximos da linhagem que evoluiu para pássaros modernos. Eles tinham penas nas mãos, mas não podiam voar.

“A maioria dos embriões de dinossauros não aviários conhecidos está incompleta com esqueletos desarticulados”, disse Waisum Maof, da Universidade de Birmingham, Reino Unido. ” Ficamos surpresos ao ver esse embrião lindamente preservado dentro de um ovo de dinossauro, deitado em uma postura de pássaro. Essa postura tinha não foi reconhecido em dinossauros não aviários antes”.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra