close

Caixa de Pandora é aberta e cadela some no aeroporto

Garçon do Recife que viajava para Santa Catarina está desde o dia 15 em busca da cadela Pandora, que escapuliu da sua caixa e desapareceu em Guarulhos

Pandora

Pandora escapou da caixa em que viajava e desapareceu no aeroporto de Guarulhos durante a conexão | Foto: Divulgação

Uma cadela chamada Pandora que viajava com seu dono de Recife (PE) para Navegantes (SC) está desaparecida há cinco dias. Funcionários do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, dizem que a caixa de Pandora foi aberta e que a cachorra fugiu.

A cadela vem sendo procurada pela cidade de Guarulhos desde o dia 15. O dono contou à reportagem do jornal O Globo que acorda cedo dias para distribuir panfletos pela cidade e procurar pelo animal de estimação até às 22 horas.

A Gol informou que está prestando apoio a Reinaldo nas buscas pelo animal. Em nota, a empresa assegurou que arca com as despesas do dono de estadia e alimentação, além de fornecer equipes especializadas de buscas, com cães farejadores e distribuição de panfletos e cartazes, além de monitorar redes sociais.

“A GOL informa que na manhã da quarta-feira (15/12), a cadela Pandora, animal de estimação de Cliente proveniente de Recife (REC), que faria conexão em Guarulhos (GRU) com destino a Navegantes (NVT) escapou da caixa de transporte durante processo de conexão em GRU. Pelas câmeras de segurança, foi possível apurar que ela fugiu pelo pátio, invadiu o Terminal de Cargas do aeroporto, seguiu sentido a rodovia Hélio Smidt, mas depois não foi mais vista”.

Reinaldo Gomes Junior era garçom em Recife e planejava se mudar para a Suíça, levando Pandora, cadela que ele diz tratar como filha. Ele resgatou a cadela em um restaurante em que trabalhava em Recife, há cinco anos, onde costumava alimentar cães abandonados.

— Não quero pensar nessa possibilidade de ficar sem a Pandora. Meus amigos dizem que não me veem sem ela, não veem ela sem mim. Só vou a eventos que posso levar. Ela é meiga, dócil, educada. Não sei o que seria de mim sem ela. Amo minha mãe, meu filho, mas a Pandora também é minha filha, não me vejo sem ela — frisou, emocionado. Ele afirma que não pretende sair de Guarulhos enquanto não encontrá-la, pois não consegue “sequer pensar na possibilidade”.

Reinaldo informou que a caixa de transporte que abrigava Pandora na viagem está intacta, o que anula a hipótese — segundo ele, sugerida por funcionários da companhia aérea — de que o animal teria escapado por conta própria da gaiola de proteção.

O que significa abrir a caixa de Pandora?

A Caixa de Pandora é um objeto da mitologia grega, que pertencia à primeira mulher criada por Zeus. Embora popularizado como uma “caixa”, nas versões primitivas do mito tem-se que o recipiente seria um jarro.

Na versão mais conhecida, conta-se que Pandora fora criada por Hefesto, a mando de Zeus, como forma de se vingar da humanidade após o titã Prometeu haver dado aos homens o segredo do fogo. Enviada à terra para se casar com Epimeteu, irmão de Prometeu, levava consigo uma caixa com a recomendação de que jamais fosse aberta. Curiosa, Pandora abre a caixa e liberta de seu interior todos os males até então desconhecidos pelos homens (doenças, guerra, mentira, ódio, etc.).

Pandora tenta fechar a caixa, mas mantém em seu interior apenas a esperança.

Como todos os mitos da antiguidade, este também procura explicar a origem de fenômenos de difícil compreensão, além de ter influência sobre o pensamento e expressões cotidianas. Neste último sentido, tem-se que a expressão “abrir a caixa de Pandora” (ou equivalente como “abrir o saco dos ventos”, usada em Portugal, como menção aos “ventos” malignos libertados com a abertura da vasilha confiada a Pandora) significa “a origem de todos os males”.

https://twitter.com/b_bortolotto/status/1472959917468360714

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra