close

Pequinês Wasabi, de 3 anos, é o “melhor cão do mundo”

Concurso mais importante de raças caninas tem como vencedor um cão pequinês que, segundo lenda chinesa, é filho de leão e macaca

Wasabi, o pequinês campeão, comemorou com um filé mignon, disse a dona, que preferiu champanhe | Foto: divulgação

Um cão pequinês chamado Wasabi ganhou o prêmio principal do mais famoso concurso de raças caninas do mundo, promovido anualmente pelo Westminster Kennel Club Dog Show.

A raça antiga de pequenos cães surgiu na China, e segundo uma lenda é o resultado de um amor impossível entre um leão e uma pequena macaca.

O Westminster Dog Show é o segundo evento esportivo mais antigo dos Estados Unidos, depois do Kentucky Derby. Passou por guerras mundiais, pandemias anteriores e depressões econômicas. No ano passado, em meio à pandemia, o evento foi transferido para junho.

Concurso acontece desde 1877

A competição foi realizada neste domingo, 13, no Lyndhurst Estate em Tarrytown, Nova York.

Foi a primeira vez que a competição aconteceu fora do Madison Square Garden, em Nova York, onde tem sido realizada todos os anos desde 1877.

Nesse sentido, o evento foi realocado este ano por causa da pandemia de covid-19.

Além disso, o Westminster Dog Show é mais longo evento de cães ao vivo televisionado nacionalmente, de acordo com o Westminster Kennel Club.

cão pequinês
“Ele é apenas um cão maravilhoso e tem talento”, afirmou o criador do pequinês Wasabi | Foto: Divulgação

“Nós amamos todos os cães, sejam de raças mistas ou puras”, disse a juíza Patricia Craige Trotter. “Sem dúvida, todo o esporte de cães é grato aos membros do Westminster Kennel Club e seus funcionários por perseverarem em tempos conturbados para promover este show, disse Trotter.

O criador de Wasabi, David Fitzpatrick, declarou à rede Fox de TV que o cão de três anos de idade teria uma festa para comemorar a vitória. “Ele terá um filé mignon e eu vou tomar champanhe”, disse Fitzpatrick.

Dona de Wasabi atribui vitória ao “talento” do pequinês

Fitzpatrick, cujo outro cão, Malachy, ganhou o Prêmio De Melhor em Show em 2012, atribuiu a vitória de Wasabi à sua individualidade. “Ele é apenas um cão maravilhoso e tem talento”, disse Fitzpatrick.

“Ele se encaixa no padrão da raça. Ele tem aquela coisinha extra, aquele brilho que diferencia um cachorro.”

Entre os finalistas estavam o buldogue francês Mathew, o pastor inglês Connor, um cão samoiedo (para trenós) chamado Striker e Boy, um terrier branco West Highland. O site do Westminster Dog Show tem as fotos de todos os vencedores

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra