Para conter inflação, Fed deve manter ciclo de alta dos juros
Para o Safra, o Fed deve aumentar a taxa de juros em 0,5 ponto percentual nesta semana e seguirá elevando a Fed Fund até chegar a 3,75%, em 2023
13/06/2022O CPI (índice de preços ao consumidor), a inflação nos Estados Unidos, subiu 1,0% no mês passado e acumulou alta de 8,6% nos últimos doze meses, acima das expectativas dos economistas.
Segundo relatório do Banco Safra, excluindo alimentação e energia, o núcleo da inflação apresentou alta mensal de 0,6%, também acima do esperado, e acumula alta de 6,0% em 12 meses. O núcleo da inflação americana tem permanecido no atual patamar, inconsistente com a meta do Fed, desde o início do ano passado.
Saiba mais
- Dólar encosta em R$ 5 com inflação acima do esperado nos EUA
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
- Desaceleração do IPCA pode justificar fim do aperto monetário
A inflação de serviços também tem apresentado maior persistência e ficou em 0,8% pelo segundo mês consecutivo, acumulando alta de 5,7% nos últimos 12 meses.
Mesmo excluindo itens relacionados a commodities energéticas, a inflação de serviços continuou resistente e subiu 0,6% no mês passado, muito acima do padrão anterior da pandemia, cuja variação era em torno de 0,25% ao mês.
Segundo o Safra, além da persistência inflacionária, também há indícios de maior dispersão dentro do setor de serviços, com elevação de preços em acomodação, aluguel, serviços médicos, serviços de transportes, recreação e cuidados pessoais.
Os preços de bens, que tinham arrefecido nos últimos dois meses, voltaram a subir com mais força em maio. A inflação de bens excluindo commodities ficou em 0,7% no mês passado, acumulando alta de 8,5% em 12 meses.
De acordo com o banco, mesmo excluindo veículos novos e usados dessa conta, que apresentaram alta de 17% e 50% desde o início da pandemia, os demais bens subiram 9,4% nos últimos 12 meses.
O Safra pondera que o mercado de trabalho apertado, com a demanda por mão de obra pelas empresas em torno de 5,5 milhões, tem pressionado os salários e os custos de produção das empresas.
Parte desse aumento de custos, conforme o banco, está sendo repassado aos consumidores e, consequentemente, um processo de redução da inflação exige um reequilíbrio do mercado de trabalho.
Para o Safra, a forte pressão de preços sustenta a expectativa de que o Fed deverá aumentar a taxa de juros em 0,5 ponto percentual nesta semana, para o intervalo entre 1,25% e 1,50% ao ano, e seguirá elevando a Fed Fund até chegar a 3,75%, em 2023.