close

Pegadas digitais revelam cotidiano do isolamento

Plataforma usa inteligência artificial para detectar os temas mais buscados pelos brasileiros nas pesquisas online durante a pandemia

Pesquisas na internet

Pesquisas sobre o preço do tender aumentaram 700% em comparação com dezembro do ano passado / Foto: Getty Images

De corrida pelas máscaras à procura pelo termo “saco de pancadas”, as buscas dos brasileiros na web ajudam a explicar as fases da pandemia de covid-19 e como os hábitos de consumo se transformaram no isolamento social.

As tendências captadas recentemente mostram que, em dezembro, com o repique da covid-19, as máscaras retornaram à lista de prioridades.

O maior destaque, porém, foi a investigação do preço do presunto tender, 700% maior que no início de dezembro de 2019.

Os dados são da Radar Simplex, plataforma que usa inteligência artificial para detectar tendências a partir das pesquisas online.

“Para um ano atípico, é natural que as buscas na web também sejam atípicas”, disse João Lee, fundador da Simplex.

Pegadas digitais

“As pegadas deixadas na internet em 2020 provam que, de fato, o brasileiro enveredou por novos caminhos, talhados pelos sonhos e frustrações impostos pelo isolamento social e pelas restrições de uma vida limitada ao espaço de casa.”

No início da pandemia, em março, as buscas por “delivery” subiram 400% em relação à média dos 12 meses anteriores.

Máscaras de proteção registraram suas primeiras aparições no topo das buscas naquele mês, 49% acima da média. O álcool em gel subiu ainda mais, com explosão de 923% nas pesquisas.

Em maio, quando aparentemente os brasileiros perceberam que ficariam mais tempo em casa, os termos “fogão de 4 bocas”, “cadeiras de escritório” e “cachorro” cresceram 81%, 52% e 100%, respectivamente.

Em junho, a paciência parecia no fim, com o termo “saco de pancada” em destaque: um salto de 115%. Em agosto, com a obrigatoriedade do uso de máscara, o equipamento de proteção teve alta de 246% nas buscas.

Ao chegar em setembro, o consumidor pareceu mais interessado nos preços dos alimentos, que têm puxado a inflação.

Destacou-se a busca por “melhores preços”, com expansão de 200%. Em outubro e novembro, houve alta de 137% em buscas por “Heineken”, marca de cerveja que também elevou preços no país.

Na Black Friday, em novembro, o líder de procura foi o console Playstation 5 – as buscas pela marca foram multiplicadas por seis no período. As pesquisas sobre pneus também subiram bastante: 60%.

(Agência Estado)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra