close

Petrobras aprova novo comando na quarta-feira

Conselho da Petrobras tem assembleia marcada para dia 13 para aprovar novos presidentes da estatal e do conselho

Petrobras

O novo presidente será o terceiro a comandar a Petrobras na atual gestão do governo federal | Foto: Getty Images

Após o tumultuado processo de escolha de nomes indicados pelo governo federal, os acionistas da Petrobras se reúnem nesta quarta-feira, 13, para avaliar a terceira troca do presidente da estatal.

O novo presidente será o terceiro a comandar a Petrobras na atual gestão do governo federal. A reunião de acionistas também vai promover a maior renovação do conselho de administração em pouco mais de três anos de governo.

Saiba mais

A assembeia vai avaliar também as demonstrações financeiras da empresa em 2021e a proposta de remuneração da administração, que separa R$ 13,1 milhões para pagar bônus a diretores da empresa por lucros nos últimos anos.

José Mauro Ferreira Coelho será terceito presidente da Petrobras no atual governo

O governo federal indicou na semana passada o nome de José Mauro Ferreira Coelho para a presidência da Petrobras. Marcio Andrade Weber foi indicado para presidir o conselho de administração. As indicaçõesvieram após as desistências do economista Adriano Pires e do empresário Rodolfo Landim, que declinaram dos convites por conflitos de interesses.

Coelho é presidente do Conselho de Administração da PPSA, estatal responsável por negociar a parte da União na exploração do pré-sal, e foi secretário de Petróleo e Gás do MME de abril de 2020 a outubro de 2021. Antes, atuou por 12 anos na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estatal responsável pelo planejamento do setor elétrico, sendo seu último posto o de diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis na EPE.

A escolha do novo presidente da Petrobras – o terceiro do governo Jair Bolsonaro – não animou setores da indústria que veem nele o risco de ser tornar uma espécie de CEO do próprio ministério e, em última instância, de Bolsonaro, que já demonstrou por diversas vezes o desejo de mudar a política de preços da petroleira, atrelada ao mercado internacional, tema que levou à queda de Silva e Luna. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra