close

PIB do trimestre deve indicar crescimento anual de 2,6%

Banco Safra projeta expansão de 0,4% no PIB trimestral que o IBGE vai divulgar na quinta-feira; confira fundos de investimento recomendados para o cenário atual

Porto e contêineres

Do lado da oferta, os serviços devem continuar crescendo, apesar da queda prevista para o comércio | Foto: Getty Images

O PIB do terceiro trimestre deve registrar crescimento de 0,4% em relação ao trimestre anterior, na avaliação do Banco Safra. O resultado oficial do PIB do terceiro trimestre de 2022 será divulgado nesta quinta-feira, diz 1 de dezembro. A expansão projetada pelo Safra deve ser resultado do impulso fiscal nos últimos meses, que deve garantir crescimento de 1 ponto percentual da demanda interna. Essa demanda deve ser atendida pela queda dos estoques e importações robustas.

Do lado da oferta, os serviços devem continuar crescendo, apesar da queda prevista para o comércio. A indústria e agricultura também devem apresentar crescimento e tendem a continuar em expansão. O Banco Safra mantém um modesto viés de alta na projeção de 2,6% do PIB real no ano. E mantém também a expectativa de crescimento de 1 ponto percentual da economia brasileira em 2023.

Os segmentos de transportes e informação devem garantir expansão de 0,4% do setor de serviços. Isso apesar da queda de 1,2% do comércio no conceito ampliado, conforme a pesquisa mensal do IBGE. A indústria deve crescer 0,6% no período, impulsionada principalmente pela indústria de transformação. Na Agricultura, o Safra projeta expansão de 1,9% no trimestre.

Crescimento de 0,4% do PIB no 3º trimestre equivale a um crescimento anual de 2,6% em 2022

O impulso fiscal na economia deve se traduzir em uma absorção doméstica forte. O consumo das famílias, que responde por 85% de contribuição do crescimento do PIB até agora, deve ter crescido 0,5% no terceiro trimestre. Os investimentos devem ter crescimento de 2,4% no trimestre, equivalentes a uma taxa anualizada de 10%.

Apesar das exportações terem subido 3,6%, a contribuição líquida do setor externo será negativa, dado que as importações terão crescido 5,0%.

O crescimento de 0,4% do PIB no terceiro trimestre equivale a uma taxa interanual de 3,3%, o que coloca um viés de alta na projeção do Safra de crescimento de 2,6% em 2022. Olhando à frente, o banco espera uma alta de 1% do PIB real em 2023.

Fundos do Credit Agricole são recomendados para o cenário atual

O Banco Safra acaba de assumir as operações de gestão de recursos do Credit Agricole. Com isso, o banco passa a oferecer dois fundos de investimentos com sólido histórico de rentabilidade acima do CDI. Estamos falando dos fundos Vitesse Special e do Agilité Special, dois produtos adequados ao cenário atual.

Ambos são fundos de renda fixa, com foco em ativos de crédito privado, que atualmente oferecem boas oportunidades de diversificação da carteira aos investidores.
Todos os detalhes e o regulamento dos fundos Vitesse Special e Agilité Special estão disponíveis no link que está na descrição deste programa.

Fundo Credit Agricole Indosuez Vitesse Special

Fundo Credit Agricole Indosuez Agilité Special

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra