Prévia operacional da Tenda é caracterizada pela desaceleração de resultados
Diminuição do ritmo dos resultados veio com uma postura mais dura na elevação dos preços de venda, reflexo de ambiente de inflação mais pesada
20/04/2022Na terça-feira, 19, a Tenda (TEND3) divulgou a prévia operacional referente ao primeiro trimestre deste ano. O resultado foi caracterizado por uma esperada desaceleração nos números operacionais.
Isso ocorreu devido à adoção de uma postura mais dura na elevação dos preços de venda para sustentar o ambiente de inflação mais pesada, consequentemente afetando seu desempenho de vendas.
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A Tenda lançou sete projetos, representando R$ 467 milhões (-23,5% a/a e -44,1% t/t) em valor geral de vendas (VGV) líquido, pois a empresa aguarda melhores condições de mercado para acelerar seus lançamentos.
Enquanto isso, a receita líquida caiu para R$ 579 milhões (-17,8% a/a e -25,9% t/t), principalmente devido a:
- Uma abordagem mais conservadora em relação aos lançamentos;
- Fraco desempenho nas vendas de lançamentos;
- Postura mais dura no aumento dos preços de venda para recuperar alguma rentabilidade, já que o ticket médio cresceu para R$ 162,6 mil (+14,3% a/a e +3,3% t/t).
Além disso, os distratos cresceram significativamente, representando 20,5% das vendas brutas (+7 pontos percentuais a/a e +6,7 pontos percentuais t/t).
Com isso, o índice de velocidade de vendas líquido da Tenda caiu para 26,1% (-5,4 p.p. ao ano e -5,8 p.p. na comparação trimestral), reforçando o ambiente desafiador atualmente enfrentado pelas construtoras de baixa renda que operam nas faixas mais baixas do programa habitacional federal “Casa Verde Amarela”.
Em suma, apesar de a empresa estar sofrendo com os impactos mais pesados da inflação sobre suas margens no curto prazo, o Safra mantém a recomendação de compra para TEND3.
O banco acredita que é uma das empresas mais bem posicionadas para atuar no segmento de baixa renda, apresentando excelente concentração de mercado e eficiência operacional.
Além disso, o Safra crê que sua estratégia de construção ‘Off-Site’ tem potencial para aumentar o mercado endereçável da companhia para áreas de menor competitividade, o que tende a aumentar a rentabilidade da empresa no futuro.