Primeiro produto que investe em Bitcoin e ouro é lançado na Europa
ETP, que se atrela ao desempenho de outros ativos, tem o objetivo de proteger o investidor do ambiente inflacionário mundial
27/04/2022A 21Shares AG, um dos principais emissores de produtos negociados em bolsa (ETPs) de criptomoedas, anunciou nesta quarta-feira, 27, o primeiro ETP que une o investimento em Bitcoin e em ouro do mundo.
O 21Shares ByteTree BOLD ETP (BOLD) foi listado na SIX Swiss Exchange, bolsa de valores de Zurique, na Suíça.
Saiba mais
- Mercado de criptoativos é tema de curso grátis de educação financeira
- Criptoativos: como funcionam e como começar a investir
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
O BOLD foi desenvolvido em parceria com a ByteTree Asset Management, provedor do Reino Unido especializado em investimentos alternativos.
Os ETPs são veículos que buscam o desempenho de outros tipos de investimento, como commodities, moedas, preços de ações ou taxas de juros.
Conforme anúncio oficial da 21Shares, o objetivo do novo ETP é “combinar o melhor do velho e do novo mundo das finanças”, fornecendo proteção contra a inflação por meio de exposição ajustada ao risco para Bitcoin e ouro, com ativos ponderados em proporção inversa ao seu risco.
Em seu lançamento, o 21Shares ByteTree BOLD ETP tem 18,5% de seu peso atribuído a Bitcoin e 81,5% a ouro. O produto terá rebalanceamento mensal.
De acordo com a Bloomberg, o coeficiente de correlação entre o Bitcoin e o metal precioso nos últimos 50 dias está em torno de -0,4, nível mais baixo desde 2018.
Essa escala varia de -1 a 1, sendo que a leitura de 1 sinaliza movimentação dos ativos em sincronia. Por outro lado, o -1 significa um movimento inverso.
Bitcoin, o 'novo ouro'
Historicamente, o ouro é um produto de natureza defensiva na carteira de investimentos em um ambiente inflacionário - como em que o mundo vive atualmente.
"Em um momento de inflação estrutural crescente e risco geopolítico elevado, acreditamos que isso pode atuar como um importante risco e retorno diversificador em um portfólio equilibrado", afirma Charlie Erith, CEO da ByteTree Asset Management.
Nesse sentido, a 21Shares classifica o Bitcoin como o equivalente digital do metal precioso, dada a sua adoção crescente como reserva de valor.
"Este produto híbrido combina o valor tradicional do ouro com as promissoras taxas de retorno do Bitcoin, que é considerado por muitos como o novo ouro", diz Hany Rashwan CEO e cofundador da 21Shares.