close

Princesa Diana volta às manchetes com erro da BBC

Ao pedir desculpas, canal reacende o interesse pela entrevista que causou o maior escândalo da história da família real britânica

Princesa Diana

Princesa Diana em visita ao Brasil em 1991: BBC pede desculpas após 25 anos por entrevista sobre vida extraconjugal, bulimia e depressão | Foto: AE

A Princesa Diana está de volta às capas de jornais do mundo todo. Um pedido de desculpas da BBC, com 25 anos de atraso, reacende o interesse pela entrevista concedida pouco antes de sua morte, em 1996.

O príncipe William se pronunciou a respeito do famoso depoimento em que a mãe expôs a vida extraconjugal dela e do então marido, príncipe Charles.

A entrevista, um dos maiores constrangimentos da história da família real britânica, estava sob investigação. A conclusão da justiça britânica é que ela foi obtida graças à documentação forjada pelo repórter Martin Bashir.

Na quinta-feira, 20, o príncipe William culpou o canal pela ruína da família materna. Já, seu irmão mais novo, o príncipe Harry, capitalizou holofotes.

O príncipe Harry, caçula de Diana que abandonou a monarquia, promoveu seu documentário na sexta, 21, culpando a realeza por sua falta de saúde mental e a imprensa pela morte de Diana.

Segundo na linha sucessória do trono, William acusou a BBC de influenciar o conteúdo da fala da mãe (leia resumo das declarações da princesa abaixo) pela forma mentirosa com a qual a entrevista foi obtida. Veja:

Declaração do príncipe William no canal da família real no Youtube.

O mais antigo canal britânico de televisão, se desculpou:

“Embora a BBC não possa voltar no tempo depois de um quarto de século, podemos fazer um pedido de desculpas completo e incondicional”, diz o comunicado assinado pelo diretor-geral da emissora, Tim Davie. “Está claro que o processo para garantir a entrevista ficou muito aquém do que o público tem o direito de esperar. Lamentamos muito por isso.”

O depoimento de Diana, disponível até hoje na íntegra apenas para assinantes da BBC, no Reino Unido, foi negociado com o irmão da princesa, Charles Spencer.

O relatório da investigação conduzida pelo ex-juiz da Suprema Corte britânica John Dyson, concluiu que o jornalista mentiu para Spencer, irmão e agente informal da princesa, apresentando recibos falsos que comprovariam que a sua vida estava sendo investigada pela família real.

Entrevista confirmou especulações de anos de toda a imprensa britânica e foi vista, no dia de sua transmissão, por 20 milhões de pessoas no Reino Unido e 200 milhões no mundo todo. O programa “Panorama” continua no ar.  

William, como em Shakespeare

O príncipe William, que tinha 3 anos de idade quando a mãe apresentou sua versão dos fatos em rede nacional, acusa a BBC de ter contribuído com o fim do casamento dos pais e com a paranoia e o medo dos últimos dias da mãe.

Mas Diana e Charles já não dormiam sob o mesmo teto há três anos quando ela decidiu revelar sua vida por trás das aparências exigidas pelos protocolos da coroa britânica.

Eles se divorciaram no ano seguinte, pouco antes do acidente em Paris que levou a vida da mãe do provável futuro rei da Inglaterra.

Revelações da princesa Diana à BBC

  • O príncipe Charles seria infiel desde o início do matrimônio real
  • Quando chegou à residência real, passou a sofrer distúrbios alimentares
  • Suas crises de bulimia levaram à visível perda de peso
  • A solidão a levou a procurar companhia de outros homens

Versão dos biógrafos da princesa

  • O romance de Charles com Camilla Parker Bowles, que era casada, é anterior ao seu casamento com Diana. O matrimônio com a jovem nobre foi uma solução da família real para abafar o caso e gerar herdeiros.
  • Desde a véspera do casamento, a perseguição da imprensa e a constante exposição em jornais e revistas levou a então professora às crises de bulimia. Seu vestido de casamento precisou ser ajustado duas vezes pela perda de peso.
  • A relação da princesa de Gales com a imprensa era dúbia. Diana passou seus anos reais fugindo das câmeras, como manda a etiqueta de Bukingham e morreu na tentativa de se esconder delas. Mas principalmente antes do nascimento dos filhos William e Harry, tinha o hábito de deixar um sorriso, pose, gesto com vestido o joia que estamparia capas e aberturas de páginas. Ao contrário do marido, cabisbaixo ou carrancudo, mas sempre apagado e, a partir de um ponto da fama da esposa, até ignorado pelos fotógrafos.
  • Diana manteve diversos casos extraconjugais, principalmente depois que o casal passou a viver em casas separadas. O primeiro deles teria sido um segurança do Palácio de Kensington. O último, Dodi Al Fayed, herdeiro da cadeia de lojas Harrod, que morreu com Diana em agosto de 1997, em acidente de carro causado pela perseguição de fotógrafos.

Dez anos depois, o príncipe Charles se casou com Camilla Parker Bowles, a “terceira pessoa que deixou o casamento ‘um pouco lotado’”, a fala da entrevista mais famosa de Diana.

Prince Charles And Princess Diana's Relationship Through The Years | Princess  diana wedding, Charles and diana wedding, Princess diana wedding dress
Diana, no casamento com príncipe Charles: vestido teve de ser ajustado ao menos duas vezes. Segundo biógrafos, sinal do distúrbio alimentar que a acompanharia por anos

A morte de Diana causou comoção mundial e eternizou a princesa de Gales como vítima da até então impenetrável família real britânica.

A última entrevista

Depois do depoimento de Diana, Martin Bashir passou a ser um dos entrevistadores mais importantes da BBC, para a qual trabalhou até o ano passado.

Ele deixou o canal, alegando problemas de saúde, mais ou menos na mesma época que a BBC reiniciou as investigações internas sobre o caso dos recibos mentirosos.

O jornalista não confirma nem desmente a origem dos recibos. Declara apenas que foi uma “bobagem”, mas que em nada interfere do orgulho de ter conseguido a entrevista que toda a imprensa do Reino Unido quis depois da entrada de Diana para a família real.

O relatório da investigação inclui uma nota manuscrita de Diana, com data um mês após a entrevista, na qual ela afirma não se arrepender dos comentários. Escreve ainda que Bashir não havia lhe mostrado nenhuma informação sobre a qual ela já não tivesse conhecimento prévio.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra