Príncipe relata uso de álcool e drogas após perda da mãe
À Oprah Winfrey, coprodutora do documentário, príncipe Harry afirma que sua saúde mental foi prejudicada pela família real
21/05/2021O príncipe Harry deixou suas obrigações na monarquia inglesa e agora é documentarista. Ele lançou sua primeira produção, para Apple, no mesmo dia em que o mundo voltou a falar de sua mãe, a princesa Diana.
O filme que entrou em cartaz na Apple TV Plus na sexta-feira, 21, reúne anônimos e famosos (Lady Gaga e Glenn Close, entre as estrelas), vítimas confessas de problemas mentais.
Os entrevistados depõem sobre a falta de reconhecimento social do problema por que passaram. O próprio príncipe Harry é um dos personagens do filme.
Ele divulgou seu trabalho com as confissões de uso de drogas e álcool imprecisas, mas com o alcance de mídia que só a família real britânica consegue.
O caçula de Diana explica, por exemplo, que bebeu em um dia o que beberia em uma semana. Virou top trend em questão de horas.
Príncipe culpa imprensa por morte da mãe
Na peça publicitária, Harry credita seus problemas de saúde mental ao trauma da morte da mãe, a princesa Diana, em um acidente de carro com o amante fugindo de fotógrafos em Paris.
Harry tinha 12 anos. Ele culpa a imprensa pela perda da mãe que voltou hoje às manchetes com o pedidos de desculpas da BBC pela forma que negociou a última entrevista com a princesa.
Pesadelo real
No episódio em que participa, o príncipe britânico, que abandonou a família real no ano passado, descreve uma fase “de pesadelos” em sua vida, entre os 28 e os 32 anos. Ele tem 36.
Nessa época, o príncipe disse ter abusado do consumo de álcool e drogas, mas nada além disso e um semblante tristonho.
“Eu estava disposto a beber, a usar drogas e a fazer qualquer coisa que me fizesse parar de sentir o que eu sentia”, contou o príncipe.
Na entrevista, Harry fala com ressentimento do pai, o príncipe Charles. “Quando eu era mais jovem, meu pai disse a William e a mim: era assim para mim, então será a mesma coisa para vocês”.
A fala do pai era sobre os tabloides britânicos e a forma como tratavam a família real e seus escândalos.
“Não faz sentido”, continua o duque de Sussex. “Não é porque você sofreu que seus filhos também devem sofrer. Deveria ser até o contrário. Faça de tudo para transformar as experiências ruins em algo positivo”, ensina.
Príncipe diz que família real não o escutava
Na série intitulada “The Me You Can’t See” (“O eu que não podem ver”), coproduzida com a apresentadora Oprah Winfrey, o príncipe Harry diz que tinha vergonha de pedir ajuda à família real.
“Achei que minha família me ajudaria, mas os pedidos, os sinais encontraram silêncio ou indiferença”, disse Harry sobre dificuldades que ele e a mulher, Megan Markle, disseram sofrer antes do nascimento do primeiro filho.