close

Range Rover Evoque voltará a ser produzido no Brasil

SUV da Land Rover deixou de ser produzido na fábrica de Itatiaia, no Rio de Janeiro, em 2019. Retomada será no último trimestre

Evoque importado custa atualmente R$ 373 mil. Montadora não informou se o preço será mantido para o nacional

O presidente da Jaguar Land Rover na América Latina e Caribe, Frédéric Drouin, confirmou que o modelo Range Rover Evoque voltará a ser fabricado no Brasil este ano, após um hiato de dois anos.

Sem revelar investimentos, o executivo disse que a produção do modelo será retomada no último trimestre e as vendas sairão como a linha 2022.

O Range Rover Evoque importado custa atualmente R$ 373 mil, mas a empresa não informou se o preço será mantido para o nacional.

O SUV (utilitário-esportivo) deixou de ser feito na fábrica de Itatiaia, no Rio de Janeiro, em 2019, quando a matriz britânica atualizou a plataforma que é dividida com o Discovery Sport, que passou a ser o único modelo de fabricação nacional da marca.

Em janeiro, em encontro com o governo do Rio, a companhia afirmou que investiria R$ 19 milhões, mas não detalhou em que seriam gastos.

Segundo Drouin, a ideia era nacionalizar o Range Rover Evoque em 2020 mas, com a pandemia de covid-19, o projeto foi congelado.

Boa perspectiva para a retomada do Range Rover Evoque

Ao longo de sete anos – com exceção de 2018 -, a Land Rover registrou seguidas quedas de vendas no Brasil, mas espera voltar a crescer este ano com o retorno da produção local do Range Rover Evoque.

A fábrica de Itatiaia será fechada em julho para adaptações necessárias para a produção do modelo.

Range Rover Evoque em frente à edifício
Novo Range Rover Evoque tem câmera 360º e sensor de profundidade de água | Foto: Divulgação

Nos últimos meses, o quadro de funcionários, que era de 250 pessoas antes da pandemia, foi ampliado para 450.

Com o SUV de luxo compacto, a Land Rover volta a produzir os dois veículos de quando inaugurou a fábrica, em 2016, porém mais evoluídos.

Entre as inovações tecnológicas, estão câmera 360° (que mostra todo o lado externo do veículo) e uma função em que o motorista tem ampla visão do terreno à sua frente.

Também há sensor que monitora a profundidade da água no local em que o carro está.

Vendas da Land Rover

Em 2020, a Land Rover vendeu 4,6 mil unidades dos seus SUVs de luxo, incluindo versões importadas e o nacional Discovery.

Foi o menor volume da marca em dez anos, inferior inclusive ao de períodos em que apenas importava.

A fábrica de Itatiaia tem capacidade instalada para 24 mil veículos ao ano, mas vem mantendo média de 2 mil a 3 mil unidades.

Desde sua inauguração, a maior venda foi registrada em 2018, com 6,75 mil unidades. A melhor marca, porém, é de período anterior – em 2013, com 10,6 mil modelos.

Nos primeiros quatro meses deste ano, foram vendidos 1,88 mil carros da marca, 14,3% a mais que em igual período do ano passado.

Já os negócios com o esportivo Jaguar caíram quase 80% porque fábricas do modelo tiveram problemas com a falta de semicondutores.

Sustentabilidade da operação

Drouin explicou que o resultado do ano passado da Land Rover foi afetado pela falta de chips. A pandemia também levou o grupo a suspender a produção por várias semanas.

O executivo não se abala com dados de comercialização. “Nosso foco é em uma operação sustentável, e não em número de vendas”.

Ele ressaltou que o tíquete médio dos modelos do grupo é de R$ 330 mil a R$ 350 mil, o que garantiu à empresa equilíbrio fiscal no ano passado, quando várias montadoras de grande porte registraram prejuízos.

A Land Rover disputa um nicho de mercado que consome cerca de 18 mil veículos por ano e detém perto de 30% desse volume.

Além da volta do Range Rover Evoque, a montadora buscou novos negócios durante a pandemia.

Um deles é um contrato de arrendamento (leasing) de seu laboratório de emissões para a empresa Idiada, que presta serviços de testes para outras empresas do setor automobilístico.

Nesse sentido, a companhia também inaugurou, na semana passada, uma divisão exclusiva para restauração de veículos clássicos da marca. “Já recebemos mais de 200 consultas de interessados”, disse Drouin. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra