Recuo russo abre espaço para ativos de risco, mas investidor prefere proteção
Investidores ainda buscam proteção em papéis da Petrobrás, Banco do Brasil e outros que oferecem preços atrativos, em clima que favorece ativos de risco
15/02/2022Ontem tivemos um pregão de bastante apreensão por parte dos investidores devido às notícias a respeito de uma possível invasão Russa no leste europeu. Após uma suposta nota vinda da Ucrânia, vimos o VIX (índice de volatilidade do mercado americano) explodir mais de 30%, puxando a volatilidade na grande maioria dos mercados. Em resposta, os EUA enviaram um comunicado aconselhando seus cidadãos a se retirarem da região, trazendo ainda mais incertezas para os mercados.
O clima começou a esfriar após, supostamente, parte das tropas Russas retornarem a postos fixos dentro de seu país. Não se sabe se isso é um movimento generalizado, mas o preço do petróleo e gás já apresentam melhoras.
Na esteira desse arrefecimento, os mercados internacionais amanhecem em alta, com os futuros americanos em alta, destaque para Nasdaq que sobe quase 2%. Além do petróleo e gás, o minério de ferro cai novamente na China, diminuindo a pressão inflacionária e dando um alívio para as curvas de juros ao redor do mundo.
Nessa dinâmica, esperamos um dia positivo para os papéis de consumo e varejo, atrelados a juros e com forte crescimento. O mesmo não acontecerá com as ações ligadas a commodities, que devem corrigir seu preço, seguindo as cotações de suas matérias primas.
Apesar desse movimento pontual, ainda acreditamos que a alocação de capital deve focar majoritariamente em empresas com lucro no presente e ligadas a commodities, mas já podemos começar a pensar em certa exposição a ativos de maior risco e que tiveram seus valuations destruídos pelas curvas de juros. Ainda longe das non profitable techs, mas flertando com as empresas de growth.
Aqui no Brasil, tivemos a divulgação de um resultado acima das expectativas do Banco do Brasil. Esperamos uma boa reação do mercado. Vale ressaltar que nossa preferência continua sendo Itaú, BB e Bradesco, nessa ordem.
Gostaríamos de destacar uma grande procura dos investidores por proteção em IBOV, ITUB4, BBDC4 e PETR4. Todas elas parecem bem baratas e com boas oportunidades. Vale a pena ficar de olho.
Uma ótima terça a todos e bons negócios!