close

Redução de intervalo da AstraZeneca começa a valer em São Paulo

A partir de hoje, vacinados com a primeira aplicação do imunizante precisarão esperar apenas dois meses para receber a segunda dose no Estado

Vacinação contra covid

Intervalo menor entre as doses da vacina produzida pela Fiocruz deve acelerar a aplicação da dose de reforço | Foto: Getty Images

O intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose da vacina AstraZeneca passou de doze para oito semanas no Estado de São Paulo. Cerca de 400 mil pessoas ficam aptas para tomar a vacina contra a covid-19 e completar o ciclo vacinal a partir desta quarta-feira, 27.

Secretaria de Saúde já distribuiu a última remessa de doses, permitindo a antecipação definida pelo Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde.

Entre os elegíveis para tomar a segunda dose da vacina, estão adultos entre 18 e 24 anos de idade. Além deles, cerca de 1 milhão de pessoas não compareceram aos postos para tomar a segunda dose da vacina da AstraZeneca e estão entre os 4 milhões de atrasados que não completaram o ciclo vacinal.

Redução de intervalo deve acelerar dose de reforço

Em julho, a Anvisa autorizou a realização de um estudo clínico para avaliar a segurança e eficácia de uma terceira dose da vacina da AstraZeneca em participantes do estudo inicial que já haviam recebido as duas doses do imunizante, com um intervalo de quatro semanas entre as aplicações.

A terceira dose da vacina da AstraZeneca é aplicada entre 11 e 13 meses após a segunda dose. Se o calendário for cumprido, vacinados com a primeira dose hoje em São Paulo podem receber a dose de reforço no primeiro semestre de 2022.

A vacina no Brasil não é aplicada em grávidas e mães até 45 dias depois do parto. A segunda dose ou a dose de reforço para estes grupos pode ser realizada com o imunizante da Pfizer.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra