Agência europeia recomenda dose de reforço da Pfizer para adultos
Recomendação se baseia em estudos que comprovam o aumento da resposta imunológica em pessoas com idades entre 18 e 55 anos
04/10/2021A Agência de Medicamentos Europeia (EMA, do inglês) aprovou e passa a recomendar a partir desta segunda-feira, 4, a aplicação da terceira dose da vacina da Pfizer em todas as pessoas com 18 anos ou mais.
O órgão também recomenda uma terceira dose das vacinas da Pfizer ou da Moderna (não usada no Brasil) para pessoas portadoras de alta vulnerabilidade como imunossuprimidos, 28 dias após a dose mais recente.
A cidade de São Paulo começou esta semana a aplicar a vacina em imunossuprimidos com intervalo de 28 dias da última dose da vacina.
A dose de reforço do imunizante da Moderna para pessoas saudáveis ainda está em avaliação.
Segundo o comitê de medicamentos humanos da agência europeia, a recomendação se baseia em estudo que mostrou aumento da resposta imunológica em pessoas de 18 a 55 anos, após a terceira dose.
Pfizer diz que mandou estudo para a FDA em agosto
A Pfizer e a BioNTech afirmaram em agosto que submeteriam à Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos os dados que justificam a avaliação de uma terceira dose da vacina que desenvolvem em conjunto contra o coronavírus.
Segundo as empresas, os estudos foram encaminhados também à Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) e outras entidades.
Nos testes, participantes que receberam a terceira dose entre oito e nove meses após a segunda tiveram desenvolvimento de anticorpos em nível “significativamente maior” que no regime de aplicação regular.
“Os dados que vimos até o momento sugerem que uma terceira dose de nossa vacina produz níveis de anticorpos que excedem significativamente aqueles observados após o esquema primário de duas doses”, destacou à época o CEO da Pfizer, Albert Bourla.