Reino Unido sobe o juro pela 6ª vez consecutiva e prevê recessão
Taxa básica definida pelo Banco da Inglaterra de 1,75% tem o objetivo de combater a maior inflação vivida pelo país em 40 anos
04/08/2022O Banco da Inglaterra (BoE, pela sigla em inglês) decidiu elevar sua taxa básica de juros em 50 pontos-base (0,50 ponto percentual), a 1,75%, em mais uma tentativa de combater a inflação no Reino Unido, que está no maior nível em mais de quatro décadas, após concluir reunião de política monetária nesta quinta-feira, 4. A decisão do BC inglês veio em linha com a expectativa de analistas.
Trata-se da sexta vez consecutiva que o BC inglês eleva juros desde o fim do ano passado. Até junho, porém, o BoE vinha aumentando a taxa em 25 pontos-base por vez.
Saiba mais
- Onde investir com juros a 13,75% ao ano e incerteza política
- Juros vão continuar altos no 1º semestre de 2023, diz Gustavo Loyola
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
Oito dos nove dirigentes da autoridade monetária votaram nesta quinta-feira pelo aumento da taxa de juros do Reino Unido a 1,75%. O dissidente defendeu uma alta menor de 25 pontos-base, a 1,50%.
Em ata da reunião, o BoE prevê que a inflação anual ao consumidor (CPI) do Reino Unido atingirá o pico de 13,2% no quarto trimestre, ante 9,4% em junho.
Ainda no documento, o BoE projeta que a economia britânica entrará em recessão a partir do último trimestre de 2022. A recessão, segundo o BC inglês, deverá se estender por cinco trimestres.
O BoE revelou também uma proposta de redução de seu estoque de bônus do governo, os chamados Gilts.
A ideia é que a instituição venda 10 bilhões de libras em Gilts por trimestre. A proposta será votada na próxima reunião de política monetária, em setembro. (AE)