close

Renner reabre comércio eletrônico após ciberataque

Quatro dias após ataque cibernético que sequestrou informações de e bloqueou arquivos, comércio eletrônico e aplicativo voltam a funcionar

Lojas Renner fachada

Procon-SP informou que notificou a Lojas Renner pedindo explicações sobre o ataque cibernético | Foto: Getty Images

A Lojas Renner conseguiu colocar novamente no ar seu site de compras no último sábado e o aplicativo da rede também voltou a funcionar no decorrer do domingo, 22, após o ciberataque sofrido na quinta-feira, 19.

A companhia não emitiu mais comunicados desde a última sexta-feira, 20, quando informou que suas equipes continuavam trabalhando para restabelecer o e-commerce após o ataque cibernético que retirou os sistemas do ar.

Ainda na sexta-feira, o Procon-SP informou que notificou a Lojas Renner pedindo explicações sobre o ataque cibernético.

Procon notifica Lojas Renner sobre ciberataque

Segundo o Procon, a companhia deverá informar quais bancos de dados foram atingidos, qual foi o nível de exposição, por qual período o site ficou indisponível e se houve vazamento de dados pessoais de clientes e de outras informações estratégicas até a quarta-feira, 25.

A administração da Lojas Renner afirmou, na mesma sexta-feira à tarde, que não havia tido conhecimento sobre qualquer notificação formal do Procon-SP.

O ransomware age como um sequestrador do mundo virtual. Ele criptografa os arquivos de sistemas e exige um pagamento em criptomoedas para liberação dos arquivos. Casos semelhantes afetaram recentemente a Colonial Pipeline e a JBS.(AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra