close

Após risco de colisão espacial, China denuncia Elon Musk na ONU

Segundo autoridades chinesas, satélites lançados pela SpaceX, de Elon Musk, quase causaram acidente grave com astronautas no espaço

Estação espacial chinesa

Ilustração mostra como será a estação espacial que a China pretende concluir até o final de 2022 | Getty Images

A China apresentou queixa à Organização das Nações Unidas (ONU) alegando que astronautas a bordo da estação espacial chinesa tiveram que tomar medidas emergenciais no início deste ano para evitar colidir com satélites lançados pela SpaceX, a empresa fundada pelo bilionário Elon Musk.

Os dois satélites Starlink chegaram perto da estação espacial em julho e outubro, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Zhao Lijian, nesta terça-feira, em Pequim.

Na época, os astronautas chineses estavam conduzindo missões na estação, e tiveram de adotar medidas de emergência para evitar colisões, disse ele.

Em uma apresentação em julho à Comissão Federal de Comunicações, a SpaceX disse que havia lançado até agora cerca de 1.800 satélites Starlink e estava ativa em mais de 20 países.

Empresa de Elon Musk quer lançar mais 30 mil satélites

A empresa planeja aumentar o ritmo de lançamentos de satélites nos próximos anos. Nos arquivos da comissão, a Space X disse que quer adicionar pelo menos cerca de 30.000 satélites a mais, informa o Wall Street Journal.

Os desenvolvimentos ocorrem no momento em que uma corrida espacial entre os EUA e a China fica mais acirrada, enquanto o tráfego em órbita baixa da Terra se torna cada vez mais desordenado.

A China foi impedida pela lei dos Estados Unidos de trabalhar com a National Aeronautics and Space Administration por uma década, e desde então tem perseguido seu próprio programa espacial cada vez mais ousado. Começou a construção de uma estação espacial no início deste ano, visando a conclusão até o final de 2022.

“Os Estados Unidos continuam proclamando o chamado conceito de responsabilidade no espaço sideral, mas ignora as obrigações do tratado internacional e representa uma séria ameaça à segurança dos astronautas”, disse Zhao.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra