close

Astronautas chineses fazem a primeira caminhada no espaço

Tripulantes da estação trabalharam por sete horas do lado de fora e devem permanecer três meses missão espacial mais longa da China

Em vídeo, astronauta chinês comenta ao sair da escotilha:: “Uau, é muito bonito aqui fora” | Foto: Getty Images

Astronautas chineses realizaram a primeira caminhada espacial do país, trabalhando por sete horas do lado de fora da nova estação Tianhe (“Harmonia dos céus”), que encontra-se na órbita da Terra.

A construção de Tianhe é um passo significativo no ambicioso programa espacial chinês. A China já pousou um rover em Marte e enviou sondas para a Lua.

No mês passado, três astronautas partiram para se tornar a primeira tripulação da estação, onde permanecerão por três meses na mais longa missão tripulada da China até agora.

Na manhã de domingo, dois deles deixaram a estação por cerca de sete horas de trabalho na primeira caminhada espacial, informou a Agência Espacial Chinesa.

“O retorno seguro dos astronautas Liu Boming e Tang Hongbo ao módulo central de Tianhe marca o sucesso completo da primeira caminhada espacial na construção da estação espacial do nosso país”, disse a agência.

Astronautas levam câmera panorâmica para fora do módulo

Suas tarefas incluíam elevar uma câmera panorâmica fora do módulo central e testar o braço robótico da estação, que será usado para transferir módulos futuros ao redor da estação, informou a mídia estatal.

Em um vídeo de Liu saindo da cabine, ele exclamou: “Uau, é muito bonito aqui fora.”

Liu e Tang foram mostrados abrindo uma escotilha e saindo do módulo separadamente, vestindo roupas recém-desenvolvidas que pesam 130 quilos.

Eles receberam apoio de dentro da estação do comandante da missão, Nie Haisheng, um condecorado piloto da Força Aérea que está em sua terceira missão espacial.

Astronautas preparam nova caminhada

Esta foi a primeira de duas caminhadas espaciais planejadas para a missão, ambas previstas para durar seis ou sete horas. Foi a primeira vez desde 2008 que astronautas chineses saíram de suas naves espaciais. Naquela época, Zhai Zhigang fez da China o terceiro país a completar uma caminhada espacial depois da União Soviética e dos EUA.

Esta é a primeira missão tripuramada da China em quase cinco anos, e uma questão de enorme prestígio, já que o país marca o 100º aniversário do partido comunista governante este mês com uma campanha de propaganda maciça. Para se preparar, a tripulação recebeu mais de 6.000 horas de treinamento.

No domingo, a televisão estatal mostrou imagens do cotidiano dos astronautas na Tianhe, incluindo a criação de uma bicicleta de exercícios e o exercício em uma esteira. Um membro da tripulação foi mostrado comendo com pauzinhos; outro fez uma cambalhota após a hora da refeição.

Xi Jinping comemora sucesso da missão

O presidente Xi Jinping disse que a construção da primeira estação espacial da China está abrindo “novos horizontes” nas tentativas da humanidade de explorar o cosmos.

A ambição da China de construir um posto avançado em órbita foi alimentada em parte por uma proibição dos EUA aos astronautas chineses na Estação Espacial Internacional, uma colaboração entre os EUA, Rússia, Canadá, Europa e Japão.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra