Nasa anuncia a produção de oxigênio em Marte
Depois fazer helicóptero para voar em Marte, Nasa conseguiu extrair oxigênio da atmosfera rarefeita do planeta vermelho
22/04/2021Um equipamento enviado a Marte pela Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) junto com o astromóvel Rover Perseverance produziu oxigênio puro e respirável a partir do dióxido de carbono presente na atmosfera rarefeita do planeta vermelho.
A extração de oxigênio inédita foi realizada por um dispositivo experimental a bordo do Perseverance, o robô que pousou no Planeta Vermelho em 18 de fevereiro depois de uma viagem de sete meses.
É a segunda demonstração de tecnologia bem sucedida na missão, que pilotou um mini-helicóptero na última segunda-feira e repetiu a façanha nesta quinta-feira, 22.
A geração de oxigênio foi realizada por uma unidade do tamanho de uma torradeira no robô móvel Rover chamado Moxie, informou a BBC.
O equipamento produziu 5 gramas de gás – equivalente ao que um astronauta em Marte precisaria respirar por cerca de 10 minutos.
Inovação abre viabiliza missões tripuladas
A Nasa pretende que futuras missões humanas possam contar com versões maiores do equipamento para evitar a necessidade de transportar da Terra todo o oxigênio necessário.
Moxie é capaz de remover átomos de oxigênio de moléculas de CO², que são compostas de um átomo de carbono e dois átomos de oxigênio. O produto resíduo é o monóxido de carbono.
A expectativa é que o equipamento possa produzir até 10 gramas de oxigênio por hora.
Máquina extrai oxigênio de minerais
“O Moxie não é apenas o primeiro instrumento a produzir oxigênio em outro mundo, é a primeira tecnologia desse tipo que ajudará futuras missões a ‘viver da terra’, usando elementos do ambiente de outro mundo, também conhecido como utilização de recursos in situ”, disse Trudy Kortes, diretora de demonstrações tecnológicas da Diretoria de Missões de Tecnologia Espacial da Nasa.
“O mecanismo usa regolito, uma substância que você encontra na superfície de Marte, e transformando em coisas utilizáveis: propelente para impulsionar foguetes, ar respirável ou, combinado com hidrogênio, água.”