close

Primeiro voo de helicóptero sonda mistérios de Marte

Em novo marco da corrida espacial, helicóptero faz primeiro voo no Planeta Vermelho para captar imagens com câmera a laser

Helicóptero da Nasa, com ajuda do robô Perseverance, faz voo histórico em Marte para captar novas imagens | Foto: Getty Images

O helicóptero Ingenuity, da NASA, fez seu voo histórico em Marte nesta segunda-feira, 19.

Os sinais de rádio levaram 15 minutos e 27 segundos para atravessar a lacuna atual entre a Terra e Marte, que se estende por 278,4 milhões de quilômetros.

O controle do helicóptero foi feito a partir do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia, responsável pela missão que levou o helicóptero e o robô Rover Perseverance a pousar em Marte no dia 18 de fevereiro deste ano.

A cobertura ao vivo está disponível no site da NASA, que deve divulgar os resultados no mesmo dia.

Teste de giro das hélices foi realizado com sucesso em 10 de abril

O voo estava originalmente programado para 11 de abril, mas mudou depois que um problema de sequência de comando foi descoberto quando o helicóptero passou por um sistema de verificações de pré-vôo em seu software.

A equipe do helicóptero determinou uma correção de software, e recebeu dados em 16 de abril mostrando que o helicóptero completou com sucesso seu teste de giro rápido.

Primeiro voo de helicóptero em Marte

A demonstração tecnológica durou poucos segundos. O helicóptero de 1,8 quilo girou suas duas hélices de 1,2 metro para decolar e pousar logo depois. Como o primeiro voo foi bem sucedido, a Ingenuity deve voar mais vezes nas próximas semanas.

“Marte é difícil não apenas quando você aterrissa, mas quando você tenta decolar dela e voar ao redor, também”, disse MiMi Aung, gerente de projetos da Ingenuity na JPL, em um comunicado.

“Tem significativamente menos gravidade, mas menos de 1% a pressão de nossa atmosfera em sua superfície. Coloque essas coisas juntas, e você tem um veículo que exige que cada entrada esteja certa.”

Filmagens do voo

Robô Rover Perseverance vai filmar e enviar informações à Terra | Foto: NASA

O robô Rover Perseverança, que ajuda o helicóptero e sua equipe de missão na Terra a se comunicarem, recebeu as instruções de voo e enviou para o helicóptero a uma distância de 65 metros. Ele registrou o voo inédito com imagens e vídeo.

Helicóptero tem câmera de alta resolução

O helicóptero usou uma segunda câmera de maior resolução apontando para o horizonte para capturar imagens do alto.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra