close

Robô de ‘Perdidos no Espaço’ vira peça de antiquário

Personagem de seriado dos anos 60 está em oferta por R$ 18 mil em antiquário de São Paulo, em um exemplo de como funciona o mercado de raridades

Robô à venda em antiquário

Robô B9 do seriado dos anos 60 em loja de antiguidades: mercado mistura valor histórico e sentimental | Foto: Cley Scholz

Uma réplica do robô B9 da série “Perdidos no Espaço” está à venda por R$ 18 mil em um antiquário de São Paulo. A loja fica na Praça Dom Orione, no bairro do Bixiga, que concentra aos domingos um dos principais centros de comércio de antiguidades do País.

O preço do robô, que era chamado de “lata de sardinha enferrujada” pelo célebre Doutor Smith, é um exemplo de como os objetos de época podem alcançar valorização no mercado de raridades.

Nas lojas das imediações e nas barracas da feira do Bixiga, aos domingos, milhares de outros itens curiosos atraem a atenção de colecionadores e interessados nas mais diferentes peças carregadas de valor sentimental ou histórico, fatores que influenciam subjetivamente nos preços.

Valor sentimental explica preço do robô

O interesse natural do ser humano pelo passado movimenta um grande mercado de garimpo e revenda de objetos raros. E, ao contrário do que ocorre com a maior parte dos bens de consumo, as peças de antiquário não desvalorizam com o tempo. Elas ganham valor à medida que os anos passam, desde que bem conservadas.

O valor sentimental também influi no preço, o que explica o preço pedido pelo robô famoso da série “Perdidos no Espaço”. Muitos comerciantes também alugam móveis e objetos para filmagens que reconstituem épocas, o que ajuda a garantir a rentabilidade do negócio.

Móveis antigos, fabricados com madeiras consideradas raras atualmente, também alcançam boa valorização no mercado de antiguidades. Assim como os objetos de decoração encontratos em antiquários e no chamado “mercado das pulgas”, o investimento na compra é associado ao gosto e ao prazer de ter em casa um objeto raro. Ou uma réplica de um personagem que fez história, como o robô de ‘Perdidos no Espaço’.

Feira de antiguidades de Bixiga

A Praça Dom Orione fica na esquina das ruas 13 de Maio e Rui Barbosa, em frente à Escadaria do Bixiga, um dos principais pontos turísticos do tradicional bairro das cantinas italianas de São Paulo.

A feira de antiguidades voltou a funcionar normalmente desde abril, após o fechamento provocado pela pandemia.

O local reúne mais de 200 barracas com as mais variadas relíquias e curiosidades das 9h às 15h aos domingos.

A riqueza histórica e cultural do local pode ser comparada às mundialmente conhecidas feiras de San Gloria, em Barcelona, Camden Town e Feira Portobello, em Londres, Mercado das Pulgas de Paris ou San Telmo, em Buenos Aires, entre outras.

O passeio pode incluir refeição ou visita às cantinas ou centenárias padarias do bairro.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra