close

Robôs podem atenuar a solidão dos idosos

Isolamento social aumentou o interesse por eletrônicos capazes de interagir com seres humanos, atraindo novos produtos

Robô de companhia para idosos

Robozinho transmite imagens e interage com idosa, no vídeo divulgado pelo fabricante / Foto: Divulgação

A solidão dos idosos em isolamento social durante a pandemia despertou o o interesse pelos robôs desenvolvidos para fazer companhia aos humanos.

“A pandemia foi um acelerador para nós, é quase nossa razão de ser hoje”, afirma Antoine Bataille, criador do Cutii, um robô móvel com tela, apresentado na feira Consumer Electronics Show (CES) de Las Vegas, nesta semana.

Este ano o maior evendo de artigos eletrônicos de consumo do mundo teve formato virtual por causa da covid-19.

O Cutii permite aos usuários participar de atividades à distância, como jogos e aulas de ginástica, e falar com parentes e amigos por videoconferência, acessada por comando de voz.

Pode ser atualizado de forma remota e equipado com funções de assistência ou segurança, alertando em caso de algum problema.

A empresa lançou seus robôs na França em 2020 em cerca de trinta casas de repouso para idosos. Os Cutii estavam destinados à vendas particulares, mas o confinamento mudou os planos.

“Administramos o isolamento no coletivo”, diz o chefe da startup francesa, que busca sócios para conquistar o mercado americano. “Nunca imaginaríamos isso”.

A empresa agora compreende melhor as necessidades dos acompanhantes que trabalham nos lares de idosos. O Cutii pode distrai-los enquanto são asseados, por exemplo, facilitando o trabalho da equipe.

Os especialistas em robótica de hoje são capazes de realizar proezas: os robôs articulados da Boston Dynamics estão causando sensação no YouTube com sua coreografia, enquanto pesquisadores da Universidade de Cornell trabalham em robôs microscópicos, capazes de examinar o corpo humano por dentro, movendo-se por tecidos e vasos sanguíneos. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra