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Roubo e furto de celular: como aumentar a proteção dos seus dados

Confira as medidas que você pode tomar para aumentar a segurança de seus dados pessoais em caso de furto, roubo ou extravio do telefone celular

Roubo e furto de celular

Em caso de roubo ou perda de aparelho celular ou para bloqueio de cartão, o Banco Safra oferece aos seus clientes uma Unidade de Resposta audível (URA) para atendimento exclusivo, 24 horas por dia, sete dias por semana | Foto: Getty Images

Se antes os criminosos roubavam telefones celulares para lucrar com a venda dos aparelhos, hoje um novo tipo de golpe torna-se cada vez mais comum: o roubo de smartphones para uso das informações em fraudes bancárias.

Apesar dos investimentos dos bancos em sistemas de segurança para evitar esse tipo de golpe – como autenticação biométrica e geolocalização – alguns cuidados são fundamentais e podem ajudar a evitar problemas sérios com a segurança das informações.

Confira a seguir as medidas mais importantes para evitar esse tipo de transtorno que pode significar grandes prejuízos.

Saiba mais

Roubo e furto de celular

Veja como aumentar a proteção dos seus dados:

  • Crie senhas diferentes para cada serviço, e não as deixe anotadas em blocos de notas, e-mails ou em outros locais do aparelho.
  • Crie senhas seguras e não repita a senha utilizada para acesso ao seu banco em outros aplicativos, sites de compras ou serviços na internet.
  • Tenha também certeza de que seu celular não tem nenhuma senha anotada. Para isso, busque pelas palavras ‘senha’, ‘login’, e ‘banco’ no smartphone e apague o que encontrar em arquivos e conversas.
  • Android: use a função ‘Pesquisar’ do seu aparelho.
  • iOS: utilize a função ‘Buscar’ do aparelho.
  • Além disso, não utilize o recurso de “lembrar/salvar senha” em navegadores e sites, assim como preenchimento automático de cartão em sites de compras.

Segurança no uso do WhatApp

  • Ative a autenticação em dois fatores no seu sistema operacional e no WhatsApp. A verificação em duas etapas dificulta a ação dos criminosos, pois exige informações extras para autorizar o acesso. Faça essa ativação em todas as contas que oferecem a alternativa.
  • Android: Abra sua conta Google. No painel de navegação, selecione a opção ‘Segurança’. Em ‘Como fazer login no Google’, escolha ‘Verificação em duas etapas’ e ‘Primeiros passos’. Depois, basta seguir as etapas exibidas na tela.
  • Sistema iOS: Acesse Ajustes > [nome] > Senha e Segurança. Clique em ‘Ativar autenticação de dois fatores’. Toque em Continuar. Coloque o número de telefone no qual você deseja receber os códigos de verificação ao iniciar. Você pode escolher receber os códigos por mensagem de texto ou ligação automática. Clique em ‘Seguinte’ e insira o código de verificação para confirmar o número de telefone e ativar a autenticação de dois fatores.
  • WhatsApp: Acesse ‘Configurações’. Selecione ‘Conta’, e em seguida ‘Confirmação em duas etapas’. Cadastre uma senha para habilitar a função.
  • Gmail: Abra o menu ‘Ver todas as configurações’. Clique em ‘Contas’. Acesse a opção ‘Configurações da conta do Google’ e clique em ‘Privacidade e personalização’. Vá à opção ‘Segurança’ e habilite a ‘Verificação em duas etapas’.
  • Hotmail/Outlook: Em sua conta Microsoft, selecione a opção ‘Mais opções de segurança’. Em ‘Verificação em duas etapas’, selecione a opção ‘Configurar verificação em duas etapas’ para ativá-la.

Redes sociais

  • Facebook: Acesse ‘Configurações e privacidade’ > ‘Configurações’. Escolha a opção ‘Segurança e login’. Acesse ‘Autenticação de dois fatores’ e habilite a função.
  • Instagram: Acesse ‘Configurações’ > ‘Segurança’. Escolha a opção ‘Autenticação de dois fatores’ e habilite a funcionalidade.
  • Twitter: Abra o menu ‘Segurança e privacidade’> ‘Conta’. Escolha a opção ‘Segurança’ e habilite a função ‘Autenticação de dois fatores’.
  • LinkedIn: Clique na sua foto de perfil e selecione ‘Configurações’. Acesse ‘Conta’ > ‘Verificação em duas etapas’ e habilite a verificação em duas etapas. Escolha o método de verificação preferido no menu suspenso e clique em ‘Continuar’.

Altere a senha PIN do seu chip e ative o bloqueio para proteger seu número de invasão

O chip possui um código PIN para ativar a função de segurança e assim impedir o uso indevido do mesmo. Por padrão, o bloqueio é desativado pela operadora quando compramos um chip, e cada usuário deve ativar a função com o código PIN.

  • Android: Acesse as configurações do sistema; Na opção de busca, procure por SIM e depois clique na opção ‘Configurar bloqueio do SIM’ ou ‘Definir bloqueio do SIM’.
  • • Se o seu aparelho não possui opção de busca, acesse ‘Segurança’ e procure opções que indiquem a configuração do bloqueio.
  • Se o seu aparelho tem mais de um chip, selecione o desejado e escolha a opção de ativar o bloqueio do cartão SIM.
  • Digite o código PIN informado por sua operadora e confirme.
  • Para alterar o código de bloqueio padrão, escolha a opção ‘Alterar o PIN do cartão SIM’.
  • Digite o código utilizado para fazer a configuração inicial e confirme.
  • Digite o novo código de bloqueio e confirme a operação duas vezes para efetuar a alteração.
  • Sistema operacional iOS: Acesse ‘Ajustes’. Escolha a opção ‘Celular’ e, depois, ‘PIN do SIM’. Ative a opção ‘PIN do SIM’. Digite o código PIN informado pela operadora e depois clique em ‘Ok’. Para alterar o código de bloqueio padrão, escolha a opção ‘Alterar PIN’. Digite o código utilizado para fazer a configuração inicial e toque em ‘OK’. Digite o novo código de bloqueio e confirme a operação duas vezes para efetivar a alteração.

Bloqueie a linha na operadora e o IMEI do aparelho

  • Salve o número do IMEI do seu celular em local seguro.
  • Altere a senha PIN do seu chip e ative o bloqueio para proteger seu número de invasão.
  • O IMEI é o número de identificação do aparelho, e com ele é possível bloquear sua linha e aparelho em caso de roubo, furto ou perda, além de rastreá-lo.
  • Para saber o código IMEI, digite *#06# no teclado do seu aparelho, e mantenha o número guardado em um local seguro.
  • Faça o Boletim de Ocorrência – ele pode ser feito on-line, pelo site da Polícia Civil.

Habilite a função de rastreio do celular.

Com a função, você consegue apagar os dados do seu aparelho remotamente, para impedir que sejam acessados por terceiros.
Android: Abra ‘Configurações’ e selecione a aba ‘Google’. Acesse ‘Segurança’, selecione ‘Encontre Meu Dispositivo’, e clique no botão para ativar o recurso.

Importante: o recurso só funciona com o aparelho ligado, conectado à internet e com a localização (GPS) ativada.

Sistema operacional iOS: Abra “Ajustes” na sua conta do ID Apple. Clique na opção ‘Buscar’ > Buscar iPhone”. Ative todas as opções desta tela. Apague mensagens sms e notificações que mencionem transações em conta corrente ou cartão, após a leitura.
A medida é importante para evitar que golpistas tenham acesso ao histórico de transações e até mesmo códigos enviados por empresas via sms.

Central Safra

Em caso de roubo ou perda de aparelho celular ou para bloqueio de cartão, o Banco Safra oferece aos seus clientes uma Unidade de Resposta audível (URA) para atendimento exclusivo, 24 horas por dia, sete dias por semana: (11) 3253 44 55 ou SAC 0800 7725755 – Capital, Grande São Paulo e exterior; 0300 105 1234 – Demais localidades.

O atendimento a clientes deficientes auditivos e de fala é feito pelo SAC 0800 772 4136

Para reforçar a segurança e assistência em caso de urgências, o Safra informa que terceiros podem fazer bloqueios de senha de acesso ao App e cartões. No entanto, é vedada a reemissão de senhas a terceiros.

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