close

Os melhores setores para investir em renda variável em abril

Relatório de investimentos do Banco Safra destaca os setores de utilidades básicas, serviços financeiros, mineração, shoppings e petróleo

Safra Report

Encaminhamento do arcabouço fiscal pode antecipar o ciclo de corte de juros para meados desse ano, segundo relatório do Safra | Foto: Reprodução

A atividade mundial deverá arrefecer com os efeitos do aperto monetário realizado pelos principais bancos centrais ao longo do último ano, segundo o Safra Report, relatório com recomendações de investimentos do Safra para o mês de abril. Nos EUA, a persistência inflacionária levou o Fed, o banco central americano, a aumentar a taxa básica de juros para o intervalo entre 4,75% e 5,00% ao ano em março. A pesquisa trimestral realizada com os bancos americanos (Senior Loan Officer) indicou um forte aperto nas condições de crédito no final do ano passado, especialmente para o comércio e para a indústria. Esse patamar foi tipicamente associado a uma retração econômica nas últimas décadas, e continuamos observando contração das encomendas do setor manufatureiro no primeiro trimestre.

Diante desse quadro, o relatório para investidores do Safra reitera a projeção de pequena queda da atividade ao longo desse ano e aumento da taxa de desemprego para 3,8% até dezembro. O relatório reitera a recomendação de uma postura mais conservadora nas recomendações de alocação pensando em renda variável, e destaca os setores de utilidades básicas, serviços financeiros, mineração, shoppings e petróleo.

Saiba mais

Na Europa, a atividade econômica também deve desacelerar com os efeitos defasados do aumento da taxa de juros. Enquanto isso, na China, o excesso de poupança acumulada pelas famílias nos últimos três anos deve sustentar uma forte recuperação do setor de serviços – lazer e recreação, por exemplo.

A aceleração do crescimento chinês não conseguirá compensar o fraco desempenho americano e europeu, o que reduzirá o ritmo de expansão do PIB mundial de 3,4% em 2022 para cerca de 2,7% em 2023.

No Brasil, a atividade econômica também está sentindo os efeitos do aumento da taxa Selic. A queda da concessão de crédito real e a redução da população ocupada nos últimos meses prejudicam o consumo das famílias, que deverá apresentar crescimento apenas modesto nesse ano.

O elevado custo de capital e a queda da confiança dos empresários sugerem que os investimentos deverão recuar. Além disso, a redução dos depósitos em caderneta de poupança desde meados do ano passado poderá prejudicar os financiamentos imobiliários.

Safra Report destaca investimentos no atual cenário da economia

Assim, a demanda doméstica permanecerá estagnada e o destaque positivo será a produção agrícola, responsável pela maior parte da expansão esperada para o PIB real desse ano em 1,0%.

A inflação tem sido pressionada pela reoneração tributária sobre combustíveis e energia, importante para o processo de ajuste das contas públicas. É importante notar que o menor ritmo de aumento dos salários e a deflação no atacado estão arrefecendo os custos de produção.

Isso, somado à estabilização da demanda doméstica, contribui para reduzir a inflação ao consumidor no médio prazo. Assim, estimamos IPCA de 6,2% para esse ano, mas excluindo os efeitos do
aumento de impostos, a inflação ficaria próxima de 5,0%.

O governo apresentou o novo arcabouço fiscal no final do mês, com intuito de que os gastos do governo federal cresçam menos do que as receitas ao longo do tempo. Isso permitiria um ajuste gradual das contas públicas ao longo dos próximos anos.

Ainda assim, considerando a nossa projeção de déficit primário de 1% do PIB para esse ano, novas medidas que aumentem a arrecadação de tributos serão importantes para a estabilização da dívida pública no médio prazo.

Assim, a estabilização da demanda doméstica, o desaquecimento dos custos de produção e o encaminhamento de medidas que mantenham a sustentabilidade fiscal poderão antecipar o
ciclo de corte de juros para meados desse ano.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra