Onde investir em outubro: hora de diversificar e pensar no longo prazo
Comitê de Alocação do Safra reforça no relatório de outubro a importância da diversificação diante do cenário de maior aperto monetário nos EUA
06/10/2023O Banco Safra divulgou o relatório com recomendações para investimentos no mês de outubro, considerando o novo cenário após a sinalização de juros mais altos e por mais tempo nos Estados Unidos.
O banco destaca a necessidade de diversificação de investimentos, considerando o perfil do investidor e sua tolerância à variação dos preços dos investimentos.
O relatório cita que as classes Renda fixa Inflação e ações locais são uma parte importante da estratégia no momento, mas o planejamento deve ser complementado com opções como Investimentos Internacionais, de Multimercado, Fundos Imobiliários e renda fixa pós fixados e prefixados, como forma de garantir o equilíbrio da relação entre retorno e risco potenciais dos portfólios.
No relatório anterior, em setembro, o Safra cunhou a expressão “otimismo cauteloso” para expressar a visão otimista para potenciais retornos futuros das classes de investimento em Renda Fixa – Inflação e Ações locais e a necessidade de cautela diante da potencial volatilidade do mercado, principalmente no curto prazo.
No entanto, apesar da volatilidade de curto prazo tanto nos preços das ações brasileiras quanto na marcação a mercado dos títulos de renda fixa ligados a inflação e de prazo mais longos, o comitê de alocação do Safra entende que são as mais adequadas opções de investimentos disponíveis no Brasil para investimentos de prazos mais longos.
Baixe a íntegra do Safra Report de outubro.
Saiba mais
- É a hora de investir no exterior? Saiba como funciona
- Investir a longo prazo: opções para garantir um futuro tranquilo
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora