Safra vê taxa básica de juro em 3,75% em dezembro
Cenário pode ser antecipado se houver risco fiscal acentuado, ou postergado caso a ociosidade na economia aumente
01/02/2021
O Safra revisou as projeções e considera que o início do aumento dos juros será antecipado pelo Banco Central | Foto: Gety Images
Depois que o Banco Central divulgou a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), quando manteve a taxa Selic em 2% ao ano, a equipe de macroeconomia do Banco Safra revisou as projeções e considera que o início do aumento dos juros será antecipado pelo Banco Central.
O Safra acredita que a taxa básica de juros deve chagar a 3,75% no final do ano, se a recuperação econômica se sustentar.
O balanço de riscos sugere que a primeira alta da Selic se dê em maio, no valor de 0,25 ponto percentual, segundo os economistas do banco.
Nas reuniões seguintes, o Safra acredita em mais um aumento de 0,25 ponto porcentual, seguidos de mais dois aumentos de 0,50 postos porcentuais, e uma desaceleração de 0,25 no quarto trimestre, chegando aos 3,75% ao ano.
Esse cenário poderia ser antecipado para março, se houver risco fiscal acentuado, ou postergado para depois de maio, caso a ociosidade na economia se mostre maior do que atualmente projetada, ou haja pressões estruturais baixistas na inflação.