Oito capitais cancelam festa de réveillon por temor da variante ômicron
Festas de fim de ano não estão definidas nos outros Estados; em São Paulo, mais de 60 cidades cancelaram o carnaval
29/11/2021Salvador, João Pessoa, Fortaleza, Teresina, Campo Grande, São Luis, Belo Horizonte e Palmas anunciaram que não farão festas de réveillon por causa da Covid. A queima de fogos em Florianópolis foi confirmada, mas sem shows para evitar aglomerações.
O balanço divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Ministério da Saúde registra 3.843 novos diagnósticos de covid-19 no Brasil em 24 horas. O dado eleva para 22.084.749 o total de pessoas infectadas pela doença desde o início da pandemia no país. Ontem (28), o painel indicava 22.080.906 casos acumulados.
As mortes pelo novo coronavírus no Brasil somam 614.376. em 24 horas, autoridades sanitárias notificaram 98 novos óbitos. Ontem, o painel de informação marcava 614.278 mortes acumuladas.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou o cancelamento da festa de réveillon e informou ter feito uma avaliação criteriosa a partir do surgimento da nova variante ômicron e do aumento de casos de covid-19.
“Sei da importância do evento para a economia da nossa cidade, mas seguimos colocando a vida das pessoas em primeiro lugar”, disse em uma rede social.
Com relação aos festejos de carnaval, considerados dos mais tradicionais do país, o prefeito declarou que irá tomar a decisão em conjunto com o governo estadual, “considerando toda segurança e cautela necessária para o momento”, disse.
Comitê de enfrentamento à covid desaconcelha realização de réveillon em Belo Horizonte
O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Belo Horizonte divulgou nota técnica desaconselhando a realização não só do carnaval, mas também das festas de final de ano de 2021. A capital também cancelou a festa.
De acordo com os especialistas, a cobertura vacinal estaria abaixo do desejado e não seria suficiente para evitar o contágio do coronavírus nem proteção contra novas cepas.
Além disso, uma parcela significativa da população ainda não recebeu a dose de reforço, e não haveria tempo hábil para realizar a aplicação ao público elegível até as festividades.
São Paulo e Rio de Janeiro devem realizar as festividades de final de ano.
Em São Paulo, cidades cancelam o carnaval
Mais de 60 cidades de São Paulo cancelaram o carnaval de 2022. Na noite desta terça-feira, 23, a prefeitura de São Luíz do Paraitinga, endereço de uma das mais importantes festas carnavalescas do país, anunciou que se junta ao grupo de municípios que não vão realizar a comemoração.
O carnaval de rua na capital paulista aguarda parecer dos órgãos de Saúde, que avaliam o cenário de transmissão da covid-19. A prefeitura de São Paulo recebeu até agora 867 inscrições de desfiles de blocos de rua.
As festividades estão previstas para ocorrer entre 19 de fevereiro e 6 de março. (Com agências)