close

São Paulo afrouxa restrições ao comércio

Medida favorece bares, restaurantes e serviços não essenciais, que poderão funcionar normalmente na fase laranja das 6h às 20hs

são paulo afrouxa regras

Governo paulista justificou que houve melhora de indicadores de controle da pandemia em todas as regiões | Foto: Divulgação

O governo de São Paulo afrouxou as restrições e liberou o funcionamento do comércio e serviços não essenciais nos fins de semana nas 11 regiões classificadas na fase laranja do Plano São Paulo, medida que favorece especialmente os bares e restaurantes.

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira, 3, a suspensão de restrições. Ele justificou que houve melhora de indicadores de controle da pandemia em todo o estado, graças às medidas restritivas temporárias.

A partir do próximo fim de semana, Prefeituras de regiões na etapa laranja poderão liberar atendimento presencial em comércios e serviços não essenciais, das 6h às 20h, durante todo o final de semana e também aos dias úteis.

“Tivemos, felizmente, queda no número de internações tanto em leitos primários como os de UTI, o que nos permite suspender a decisão de fechamento de atividades econômicas já neste final de semana”. A redução de hospitalizações por COVID-19 foi de 11%.

Reclassificação do plano sai na sexta

A decisão beneficia municípios da Grande São Paulo e das regiões de Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto e Sorocaba.

Na etapa laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade, com início às 6h e encerramento às 20h. Os parques também estão liberados nesta fase. O consumo local em bares está totalmente proibido.

A venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência só pode ocorrer entre 6h e 20h. Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem restrições.

Nos municípios abrangidos das regiões de Barretos, Bauru, Franca, Marília, Ribeirão Preto e Taubaté, as restrições da fase vermelha estão mantidas em tempo integral. Todas as seis regiões estão com ocupação hospitalar de pacientes graves com COVID-19 acima de 75%.

A fase vermelha só permite serviços como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Bares, restaurantes, lojas de rua, shoppings e demais atividades não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.

A reclassificação do Plano SP está prevista para sexta, 5, com vigência a partir da próxima segunda, 8. De acordo com a classificação atual, 82% da população do estado está na fase laranja, e 18% na etapa vermelha.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra