São Paulo confirma volta do Campeonato Paulista A1
Confirmação foi dada pelo governador João Dória (PSDB) na manhã desta sexta, 9, em entrevista a uma rádio. Datas serão anunciadas
09/04/2021O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), confirmou na manhã desta sexta-feira, 9, a liberação para o retorno dos jogos do Campeonato Paulista Série A1 de futebol masculino.
A liberação das partidas foi confirmada por Dória em entrevista à rádio CBN.
Segundo ele, a orientação de retomar as partidas do campeonato, que estava paralisado desde 15 de março, foi dada pelo Ministério Público.
A confirmação se os jogos já poderão ser retomados neste fim de semana, 10 e 11 de abril, ou somente a partir de segunda-feira, 12, será dada pelo governo do Estado nesta sexta, em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.
“Ontem (quinta-feira), no início da noite, o Ministério Público, depois de várias reuniões com a Federação Paulista de Futebol e com participação do coordenador do Centro de Contingência do Covid-19, doutor Paulo Menezes, tomou a decisão de liberar os jogos do Campeonato Paulista”, disse Dória à CBN.
O Campeonato Paulista parou assim que entrou em vigor a chamada fase emergencial de combate à covid-19 no Estado de São Paulo.
Inicialmente, a fase duraria até 30 de março. Depois, a mesma foi estendida até 11 de abril.
Manobra para jogos do Campeonato Paulista
O governo do Estado de São Paulo vinha sofrendo pressão nas últimas duas semanas da Federação Paulista de Futebol (FPF) e de clubes para que a competição fosse liberada para ser retomada.
Para driblar a proibição do futebol em São Paulo, a FPF enviou duas partidas, uma da quarta e outra da quinta rodada, para a cidade de Volta Redonda, no Rio de Janeiro.
O duelo Mirassol 0 x 1 Corinthians, que foi válido pela quinta rodada, aconteceu em 23 de março. Já São Bento 1 x 1 Palmeiras (4ª rodada) foi realizado um dia depois.
Agora, a FPF e o Ministério Público definiram protocolos mais rígidos para a realização dos jogos, como testes PCR para covid-19 nos atletas no dia da partida.