São Paulo ampliará horário do comércio em 1º de junho
Comércio não essencial poderá funcionar entre 6h e 22h, com 60% de ocupação física, a partir de junho. Veja os detalhes do Plano SP
19/05/2021O Estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira, 19, que a fase de transição do Plano SP de reabertura da economia irá até 31 de maio e, em 1º de junho, haverá ampliação do horário de funcionamento do comércio não essencial.
Portanto, no momento, todo o comércio pode continuar funcionando de 6h a 21h, com até 40% de ocupação do ponto físico.
A partir de junho, todo o Estado entrará em uma nova fase mais branda, com ampliação do horário de funcionamento do comércio para até 22h e ocupação de até 60% da capacidade do estabelecimento.
Consequentemente, o toque de recolher, que atualmente vigora entre 21h e 5h, se iniciará às 22h.
Regras para o comércio em São Paulo
Calendário de vacinação em São Paulo
Além da flexibilização do comércio, o governo estadual afirmou que todas as pessoas com deficiência e comorbidades serão vacinadas contra a covid-19 no mês de junho.
De quinta-feira, 21, até o próximo dia 28, este grupo com faixa etária de 40 a 49 anos começará a ser vacinado em território paulista.
No mês seguinte, em julho, será dado início à vacinação de pessoas sem deficiência ou comorbidades com idade entre 55 e 59 anos, etapa planejada para ocorrer de 1º a 20 de julho.
Por fim, São Paulo pretende completar a vacinação contra a covid-19 de todos os profissionais de educação, de 18 a 46 anos, também em julho.
A taxa de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) no Estado está em 79%. São 10.129 pessoas internadas em UTIs.
Desde o início da pandemia de covid-19, São Paulo registrou 105.852 mortes e mais de 3,1 milhões de casos da doença.
Números da vacinação contra a covid-19
Até o momento, mais 15 milhões de pessoas foram imunizadas em todo o Estado.
Desse total, 9,9 milhões de cidadãos receberam a primeira dose e outros 5,1 milhões já têm a segunda dose aplicada.
Para acelerar o processo de vacinação, o governo pede aos cidadãos que se cadastrem previamente pelo portal Vacina Já, por onde também é possível saber os locais de imunização no Estado.