close

Sebastian Vettel se despede da F-1 para ficar com a família

Terceiro maior vencedor das corridas de Fórmula 1, com 53 vitórias, piloto da Aston Martin anuncia decisão de deixar as pistas no fim da atual temporada

Sebastian Vettel

“Como pai, quero passar mais tempo com minha família”, disse o piloto alemão | Foto: Divulgação

O piloto de Fórmula 1 Sebastian Vettel, de 35 anos, anunciou nesta quinta-feira que irá se aposentar da categoria ao final da temporada atual. Quatro vezes campeão mundial, correndo pela Aston Martin desde 2021, o alemão deixará as pistas com com 53 vitórias e 15 temporadas.

A notícia foi divulgada pela Aston Martin e confirma as declarações recentes de Vettel, de que gostaria de seguir na categoria e na equipe britânica por mais uma temporada.

Em um vídeo, o piloto justifica sua decisão: “Ser um piloto de corrida nunca foi minha única identidade. Sou curioso, fascinado por pessoas inteligentes, tolerante, impaciente, gosto de fazer as pessoas rirem, gosto de chocolate, do cheiro de pão quente e de fazer as pessoas rirem. Acredito em mudanças, no progresso. Sou um otimista. Criei outros interesses além da F1. Meu foco mudou, de vencer corridas e lutar por títulos para ver meus filhos crescerem, transmitir a eles meus valores e ajudá-los quando caírem. Crianças são nosso futuro. Vivemos momentos decisivos, e o que faremos nos próximos anos será fundamental. Falar não é suficiente. Minha melhor corrida ainda está por vir”

No comunicado oficial divulgado pela Aston Martin, Vettel destaca o desejo de passar mais tempo com a família: “Como pai, quero passar mais tempo com minha família. Não é uma questão de estar dizendo adeus hoje, mas sim de agradecer a todo mundo, começando pelos fãs. Sem eles a Fórmula 1 não poderia existir”.

“A decisão de deixar a F-1 no fim do ano foi difícil de tomar e pensei muito sobre ela. No fim da temporada quero tomar um tempo para refletir sobre o que quero fazer na sequência”.

Sebastian Vettel anuncia aposentadoria no fim da atual temporada na Aston Martin

Na décima quarta posição do campeonato deste ano, com 15 pontos, Vettel afirmou que seguirá focado até o fim de seu contrato em ajudar a Aston Martin a evoluir, pensando nas temporadas futuras. “Espero que o trabalho que fiz no último ano e continuo realizando neste ano seja útil no desenvolvimento de uma equipe vencedora no futuro. Trabalharei o mais duro que conseguir entre hoje e o fim do ano com o objetivo de dar o meu melhor nas dez corridas que restam”, disse.

Vettel estreou em 2007 pela Sauber, depois foi para a Toro Rosso (atual Alpha Tauri), equipe satélite da Red Bull, onde ficou até 2009, quando foi promovido para a equipe principal, onde venceu as corridas de 2010, 2011, 2012 e 2013.

Em 2014 foi para a Ferrari. Desde 2021 corre pela Aston Martin. Com 53 vitórias, é o terceiro maior vencedor da categoria, atrás de Michael Schumacher (91) e Lewis Hamilton (103).

Neste fim de semana, a Fórmula 1 será na Hungria. As sessões de treino livre começam nesta sexta-feira, 29, e a corrida será no domingo às 10h, com transmissão da TV Bandeirantes.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra